terça-feira, 29 de dezembro de 2009
Léo e Júnior fazem show no último dia de 2009
VC NA GAZETA
Aos 7 anos, vendia cocada e engraxava sapatos para ajudar no orçamento da família e conta: “levávamos aquela vida modesta do nordestino, sempre trabalhando muito”.
Com 14 anos, conseguiu um emprego na Mercedes-Benz. Começou como office boy e cerca de 20 anos depois, quando ocupava o cargo de desenhista projetista, uma crise obrigou a empresa a demitir boa parte de seus funcionários e Tony foi um deles.
Na época, em 1981, já com esposa e filhos, decidiu vir para Capivari, terra natal dos familiares de sua senhora e se estabeleceu aqui como comerciante.
O que, talvez, poucos saibam, é que ele é dono da mais antiga e primeira pastelaria de Capivari. “Eu era dono de uma loja de artigos escolares e brinquedos, foi quando apareceu à oportunidade de comprar está pastelaria do Mercado Central, que era de outra família”, lembra.
Na ocasião, apesar de não ter muita afinidade com a culinária, ele conta: “Aprendi com fé em Deus, com vontade e pesquisando. Hoje, o que sei é por vontade própria e determinação”, afirma.
A receita para manter seu negócio há quase 25 anos, ele explica: “Tudo que é feito com amor, você gosta. Minha filosofia é: goste daquilo que você faz, se não gosta não faça”.
Na pastelaria fez amigos e é onde passa o dia todo. Quando chega à noite, é hora de exercer sua segunda profissão, radialista. Há quatro anos, ele apresenta o Programa Princesinha, voltado para música sertaneja de raiz, na rádio Comunitária de Rafard, que vai ao ar, de segunda a sexta-feira, das 19h às 21h.
“Trabalhar como radialista é meu lazer, faço porque gosto. Saio aqui da pastelaria e vou me comunicar com o povo”, disse.
Além da rádio, atualmente, Tony apresenta shows e antigamente chegou a apresentar showmícios.
Com os pés no chão, prefere viver um dia de cada vez e até diz ter planos, mas... “O futuro só a Deus pertence. Temos muitos planos, mas eles só pertencem a Deus “.
Dono de muitas filosofias de vida, este baiano, pasteleiro e, acima de tudo, brasileiro, se diz muito feliz e exalta o país que vive. “Apesar de todos os problemas que o Brasil tem, ainda somos um país invejado no mundo. Somos privilegiados, vivemos no meio da natureza, não temos desastres ambientais”.
Tony, como é conhecido por muitos, ensina a todos, com sua simpatia e disposição para a vida, que independente de onde viemos e do que temos, o importante, e o que vale mesmo, é o que você é e fez, não apenas o que tem.
“Um mundo com maior igualdade social. É um dos temas que sempre defendo na minha programação. Poucos têm muito e muitos não têm nem o que comer na mesa”, finalizou.
Ação Beneficente alegra Natal de famílias carentes
Secretário é acusado de agredir integrante de banda do Castelani
Tanto Souza quanto Alves comentam que a discussão começou após uma briga entre crianças, sendo que ambos foram ‘apartar’ o impasse.
O músico que faz parte do grupo há mais de 10 anos se diz muito revoltado com a situação, já que a agressão partiu de um secretário, ou seja, um representante dos capivarianos.
Apesar da negativa de Alves, algumas pessoas que estavam presentes no evento, e que preferiram não se identificar por medo de represália, afirmam que realmente o secretário deu um tapa no rosto de Jonas e que depois disse ter se arrependido.
De acordo com a assessoria de imprensa da prefeito Luis Donisete Campaci (PMDB) desconhece o fato, sendo que até o momento não recebeu nenhuma denúncia a respeito.
Prefeito justifica desligamento de diretora de Meio Ambiente
Segundo informações da assessoria de imprensa do Executivo, a demissão foi ocasionada por “razões administrativas”. Apesar da justificativa, não foi explicitado quais razoes motivaram o ato.
Ainda de acordo com a assessoria, o biólogo Lúcio Stein Rodrigues, assumirá o cargo interinamente. “O senhor Lucio Stein Rodrigues é capivariano, 30 anos, solteiro, biólogo, graduado na Universidade Federal de São Carlos e cursa pós-graduação em gerenciamento ambiental pela USP/Esalq”.
A ex-diretora Claubijeine, que cumpre licença maternidade, ainda não foi procurada pela administração a fim de obter justificativas sobre a demissão. Ainda assim, ela afirmou que o diretor interino já fazia parte da equipe da diretoria, em que atuava, e que é um ótimo profissional, crendo que este realizará um belo trabalho na pasta.
Secretaria da Saúde do estado ensina como evitar acidentes com crianças nas férias
A cozinha merece alerta especial. As principais vítimas de queimadura, na maioria das vezes provocada por líquidos quentes, têm até 15 anos de idade. “Atitudes simples, como direcionar o cabo da panela para dentro do fogão, evitam os esbarrões e acidentes”, diz Sergio Sarrubo, diretor do Hospital Infantil Darcy Vargas.
As crianças também estão mais expostas ao envenenamento nas férias. “Os casos de intoxicação são mais freqüentes na população infantil”, alerta o diretor. O principal motivo é o contato com medicamentos, produtos de limpeza, inseticidas e raticidas. A dica é manter estes produtos em locais fora do alcance das crianças e de preferência em armários com tranca.
Outra orientação importante é evitar dizer aos filhos que o remédio é doce ou gostoso. Segundo especialistas, isto pode estimulá-los a consumir os medicamentos sem supervisão dos adultos.
Para impedir os choques elétricos medidas simples são a solução. Coloque dispositivos que fechem as tomadas e oriente as crianças sobre os riscos de brincar perto dos fios da rede elétrica.
Por fim, vale ressaltar que em caso de contaminação ou queimadura é importante nunca realizar a chamada automedicação. Sempre procure o pronto-socorro mais próximo e, na ocorrência de envenenamento, é recomendável levar o produto para análise da equipe médica.
Dicas de prevenção
Quedas:
1- Recolher brinquedos e outros objetos do piso.
2- Os tapetes devem ser fixados com fita adesiva dupla-face ou forro de borracha antiderrapante.
3- Se qualquer substância líquida for derramada no chão, deve-se secá-la imediatamente.
4- Não deixar objetos na escada.
5- Colocar portão de segurança no topo e em baixo da escada se houver criança pequena em casa.
6- Evite brincadeiras de risco na cama.
7-Crianças menores de 6 anos não devem dormir na parte de cima do beliche.
8- Colocar dispositivos de segurança nas janelas.
9- Próximo à janela, não coloque berço ou outro móvel.
10-Brincadeiras de criança em escadas salva-vidas, telhados e varandas não devem ser permitidas.
Queimaduras:
1-As crianças não devem ter acesso a eletrodomésticos, fósforos e isqueiros; somente adultos devem usá-los.
2-As crianças pequenas não devem entrar na cozinha; se houver necessidade, precisam ser continuamente supervisionadas.
3- Não é seguro lidar com líquidos
4- Mantenha as crianças longe da cozinha se o forno ou fogão estiverem sendo utilizados;
Evite acidentes:
1- Guarde produtos de limpeza e medicamentos nas embalagens originais;
2- Nunca use medicamentos sem orientação médica;
3- Nunca faça remédios ou chás caseiros com plantas. Elas podem ser tóxicas;
4- Oriente as crianças a não aceitar presentes de “estranhos”;
5- Coloque dispositivos para vedar tomadas de energia elétrica;
6- Instrua os filhos sobre o risco de empinar pipa perto das redes elétricas.
Prefeitura continua depositando entulho em APP e Promotoria não se pronuncia
Acordo firmado entre as partes expirou este mês, entretanto a situação irregular é mantida
Após denúncia do jornal A Gazeta no mês de julho deste ano, a Prefeitura de Capivari e a Promotoria de Justiça do município firmou um acordo em que o Poder Executivo teria o prazo de 4 meses para depositar entulho e podas de árvores no Sítio Portela, localizado às margens da avenida Tarsila do Amaral. Após esse período, ou seja, dia 14 de dezembro, seria necessário um novo local para designação dos materiais ali depositados, sendo que segundo o promotor e curador do Meio Ambiente, Joel Domingos, afirmou, na época, que esse seria o tempo para que a prefeitura licenciasse um novo local para o despejo.
Entretanto, em visita ao antigo lixão de Capivari, na última segunda-feira (21), o jornal A Gazeta flagrou um caminhão da Secretaria de Obras depositando lixo no local e descumprindo o acordo.
Essa realidade incomoda Mateus Soares que mora perto do local. “Por dia, cerca de oito caminhões vem jogar lixo aqui”, e completa: “ Tem muito mosquito aqui, daqueles bem grandes. Tomar uma picada de um bicho desses é perigoso até morrer”.
Outra preocupação de Soares volta-se à proximidade ao Rio Capivari. De acordo com moradores, um trator empurra o lixo para o interior do rio, interrompendo, assim, seu fluxo natural e, por esse motivo, causa a inundação das casas em épocas de fortes chuvas. “Eles vão jogando e empurrando o lixo cada vez mais para dentro do rio”, relata Gabriel Ribeiro.
Para Soares, o correto a ser feito é regularizar uma área isolada e propícia para o despejo. “Deviam parar de jogar lixo aqui, ter um lugar certo para depositar. Aqui moram muitas famílias e o rio fica próximo daqui”.
A Secretaria de Obras informou que a mesma área está em fase de regularização, para que continue a ser utilizada e por falta de outra área, podas de árvores e entulhos continuam a ser depositados no local. E completou que existe uma documentação do Ministério Público autorizando o uso até que a mesma seja regulamentada e a prefeitura está solicitando a prorrogação do prazo.
O promotor Joel Domingos, atualmente representante da 2ª Vara de Justiça, não quis conceder entrevista, pelo fato de não ser mais o responsável pelo processo que envolve o lixão, indicando que a equipe falasse com o promotor da 1ª Vara, Luis Felipe Tegon Cerqueira Leite, sendo que este, por sua vez, por estar a pouco tempo na promotoria da cidade e não ter conhecimento dos atos do processo, também preferiu não se pronunciar. Vale ressaltar que foi Domingos que firmou acordo com a prefeitura, sendo que a nomeação de Cerqueira Leite para a 1ª Vara de Justiça da cidade ocorreu dois meses após a assinatura do documento.
Relembre o caso
A área que já era usada para depósito de lixo desde 1998, de maneira ilegal, foi julgada pelo Tribunal de Justiça, em março de 2007, processo número 115/98 e em sua sentença havia sido proibido o deposito de lixo no local, exigida a recuperação da área e regularização para que o terreno possa ser ocupado.
Em outubro de 2008, a prefeitura foi multada em R$ 29.760,00, por estar descumprindo a decisão judicial.
No dia 15 de julho, o jornal A Gazeta fez a denúncia de que a área continuava a ser utilizada de forma irregular. No dia seguinte (16), o despejo foi interrompido.
Na época, a secretária de Obras de Capivari, Joceli Cardoso, contatou o gerente da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Alberto Degrecci, que veio ao município e após tomar conhecimento do problema, orientou a secretária a pedir autorização para continuar utilizando a antiga área, até que fosse feito um acordo com a Cetesb, para licenciamento de um novo local.
Segundo entrevista realizada com o promotor Joel Domingos no mês de agosto deste ano, “em 18 de maio de 2009, outro oficial foi ao local e notou que a situação permanecia. Presumindo que o atual prefeito não sabia do fato e poderia alegar ignorância, emiti uma notificação no dia 2 de julho deste ano, concedendo 60 dias para que a atual gestão tome as devidas providências”, explicou Domingos. Após essa medida, o acordo foi firmado no mês de agosto e extinto, automaticamente, na primeira quinzena deste mês.
segunda-feira, 21 de dezembro de 2009
Dirigente de Ensino de Capivari vai assumir Secretaria da Educação de Indaiatuba
Rita assume Secretaria em Indaiatuba
A dirigente de Ensino, da Diretoria Regional de Ensino de Capivari, Rita de Cássia Trasferetti, 46 foi anunciada como secretária municipal da Educação de Indaiatuba, na quinta-feira (17), à tarde, em coletiva à imprensa. A informação foi passada pelo prefeito Reinaldo Nogueira (PDT) e pela então secretária, Jane Shirley Escodro Ferretti, 57.
A ex-secretária justificou sua saída por motivos pessoais e disse estar muito satisfeita com a escolha do prefeito para sua sucessão. Jane está à frente da Secretaria Municipal de Educação há quatro gestões, mas sua carreira na Educação do município teve início há 34 anos.
A nova secretária, Rita de Cássia Trasferetti desde agosto de 2008 exerce o cargo de dirigente Regional de Ensino de Capivari, tendo ingressado no serviço público estadual em 1982. Ela é graduada em Pedagogia e tem habilitação em Administração.
Rita deve assumir oficialmente a Secretaria, no início de janeiro, após publicação no Diário Oficial de seu afastamento do atual cargo. Por enquanto ainda não há definição do novo nome para o comando da Diretoria de Ensino de Capivari.
quinta-feira, 17 de dezembro de 2009
Água invade casas novamente em Capivari. Residências de Rafard também são atingidas
quinta-feira, 10 de dezembro de 2009
Mais de 20 mil pessoas assistiram às manobras da Esquadrilha da Fumaça
Lincoln Franco ACS/PMI
Em um palco montado em frente ao Paço Municipal, o Capitão Gil Eduardo Lima e Silva, que também é piloto, fez a narração da seqüência das manobras realizadas pelos aviões que faziam desenhos no céu. A apresentação teve a duração de 50 minutos.
Trechos da marginal do Parque Ecológico, na Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, que compreendem entre as proximidades do Mundo Bola até o cruzamento com a avenida Fábio Ferraz Bicudo, e, deste ponto, até a Prefeitura Municipal, ficaram interditados a partir das 16h15. O trânsito voltou a fluir normalmente às 18h.
Esquadrilha da Fumaça
A demonstração da Esquadrilha da Fumaça é realizada com sete aeronaves. Na entrada inicial os sete aviões estão juntos. Depois, eles se separam para uma seqüência contínua de manobras, em formação de dois, de quatro e em solo.
O “Quatrilho”, formado pelos aviões Fumaças 1, 2, 3 e 4, executa acrobacias que exigem coordenação e técnica. Os Fumaças 5 e 6 distinguem-se por fazerem manobras com impacto visual, como cruzamentos próximos e loopings. O “Solo”, feito pelo Fumaça 7, realiza manobras caracterizadas pela técnica e precisão. O Fumaça 1 é o grande coordenador da apresentação. Além de liderar todo o time na entrada inicial, e o “Quatrilho”, em suas manobras específicas, realiza ainda acrobacias tradicionais da Esquadrilha, como looping em leque e coração.
Neste ano, treze pilotos se revezam em sete posições de voo. No suporte à atividade aérea, somam-se um oficial especialista em manutenção de aeronaves, uma oficial médica, uma oficial de comunicação social, além de 26 graduados especializados em diversas áreas, os “Anjos da Guarda”, que asseguram a confiabilidade na manutenção das aeronaves. Complementa-se à equipe um grupo de soldados, que auxiliam serviços diversos.
terça-feira, 8 de dezembro de 2009
FESTA DO PEÃO DE ELIAS FAUSTO (parte 1)
A dupla André e Adriano animou o público na noite de sábado (28), sendo que o evento foi encerrado por Ricardo e Eduardo.
sexta-feira, 4 de dezembro de 2009
Definidos os grupos para a Copa do Mundo na África do Sul
Grupo A
África do Sul
México
Uruguai
França
Grupo B
Argentina
Nigéria
Coreia do Sul
Grécia
Grupo C
Inglaterra
EUA
Argélia
Eslovênia
Grupo D
Alemanha
Austrália
Gana
Sérvia
Grupo E
Holanda
Japão
Camarões
Dinamarca
Grupo F
Itália
Nova Zelândia
Paraguai
Eslováquia
Grupo G
Brasil
Coreia do Norte
Costa do Marfim
Portugal
Grupo H
Espanha
Honduras
Chile
Suíça
As primeiras partidas serão:
Grupo A
África do Sul X Uruguai
Grupo B
Argentina X Coreia do Sul
Grupo C
Inglaterra X Argélia
Grupo D
Alemanha X Gana
Grupo E
Holanda X Camarões
Grupo F
Itália X Paraguai
Grupo G
Brasil X Costa do Marfim
Grupo H
Espanha X Chile
Futebol feminino: Santos é bicampeão invicto
CBF
Ponte Pensil é uma das atrações de natal de Piracicaba
Outra atração do projeto é o Trenzinho Turístico, que percorrerá um trajeto especial nas noites do mês de dezembro. A partir da Estação da Paulista, o veículo - que também estará decorado - levará os passageiros por um roteiro pelos principais pontos iluminados da cidade. O tempo estimado do passeio é de uma hora, segundo a Setur.
ACS PM Piracicaba
Prefeitura de Rafard em parceria com Rancho do Cowboy realiza Festa de final de ano
Esquadrilha da Fumaça se apresenta dia 9 de dezembro
por Isabella Haddad
A apresentação ocorrerá devido a um pedido do secretário de Esportes, Maurício Baroni, ao indaiatubano Coronel Rogério Mendes, da Academia da Força Aérea, em encontro no Indaiatuba Clube. Para formalizar o pedido, Baroni enviou um ofício à Academia, que então autorizou a presença da Esquadrilha da Fumaça em Indaiatuba.
Esquadrilha da Fumaça
A demonstração da Esquadrilha da Fumaça é realizada com sete aeronaves. Na entrada inicial estarão os sete aviões. Depois, eles se separarão para uma seqüência contínua de manobras, em formação de dois, de quatro e em solo.
O “Quatrilho”, formado pelos aviões Fumaças 1, 2, 3 e 4, executa acrobacias que exigem coordenação e técnica. Os Fumaças 5 e 6 distinguem-se por fazerem manobras com impacto visual, como cruzamentos próximos e loopings. O “Solo”, feito pelo Fumaça 7, realiza manobras caracterizadas pela técnica e precisão. O Fumaça 1 é o grande coordenador da apresentação. Além de liderar todo o time na entrada inicial, e o “Quatrilho”, em suas manobras específicas, realiza ainda acrobacias tradicionais da Esquadrilha, como looping em leque e coração.
Histórico
A Esquadrilha foi criada por instrutores de voo da antiga Escola de Aeronáutica, situada no Rio de Janeiro. Em seus horários livres, os pilotos treinavam acrobacias em grupo com o intuito de incentivar os cadetes a confiarem em suas aptidões e na segurança das aeronaves.
Em 14 de maio de 1952, uma comitiva estrangeira em visita à Escola pode apreciar a primeira demonstração oficial do grupo. Após algumas apresentações, percebeu-se a necessidade de proporcionar ao público uma melhor visualização das manobras executadas. Com isso, em 1953, acrescentou-se a aeronave utilizada na época, o NA T-6, um tanque de óleo exclusivo para a produção de fumaça. Com o tempo, as aeronaves e as acrobacias mudaram, mas a essência da Esquadrilha mantém preservado o espírito de arrojo e determinação do grupo.
sexta-feira, 27 de novembro de 2009
Léo e Júnior se apresentam hoje na Festa do Peão de Elias Fausto
quarta-feira, 25 de novembro de 2009
Ministro da Fazenda anuncia
Governo isenta IPI de móveis até março e prorroga desoneração para materiais de construção civil
Segundo Guido Mantega, a isenção visa estimular a indústria moveleira, cuja recuperação da crise financeira internacional porque o setor é mais dependente das exportações. “Espero que aproveitem a oportunidade para fazer promoções e reduzir os preços, apostando na expansão das vendas”, disse o ministro durante coletiva à imprensa ao lado de representantes do segmento.
Para o ministro, a desoneração vai estimular a geração de emprego, movimentar o setor e diminuir a informalidade. Lembrou ainda que os painéis utilizados como base na fabricação de móveis têm certificado “verde” do Inmetro.
Construção civil – Mantega explicou que a prorrogação das desonerações do IPI para materiais de construção, que implica em renúncia de R$ 686 milhões, deve-se ao fato de que reformas e construções de moradias demandam um tempo maior, ou seja, é um investimento de longo prazo. “O setor reivindicou prazo maior para estimular as vendas”.
Os principais itens que tiveram a redução prorrogada foram cimento, tinta, verniz, banheiras, box, ladrilhos, revestimentos e vergalhões. O ministro avaliou que o Brasil está assistindo a um “boom” da construção civil, que será incentivado ainda mais pelo programa Minha Casa Minha Vida, cujos projetos estão em andamento.
Fonte: Assessoria de Comunicação - GMF
terça-feira, 24 de novembro de 2009
Comédia japonesa vence o Emmy 2009
Caminho das Índias ganha o Emmy 2009 como melhor telenovela
- Depois de um ano como esse é muito emocionante lembrar de tudo o que passamos para chegar até aqui. Estou muito emocionada e sem palavras. Obrigada.
"Caminho das Índias" concorreu com outras três produções, duas filipinas e uma francesa.
segunda-feira, 23 de novembro de 2009
Produções brasileiras concorrem ao Grammy hoje à noite
sexta-feira, 20 de novembro de 2009
20 de novembro: Dia da Consciência Negra
“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender; e, se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar.” (Nelson Mandela)
Deuzeni, muito obrigado pela colaboração.
A Gazeta e Câmara Municipal comemoram Dia da Consciência Negra
quinta-feira, 19 de novembro de 2009
Nordeste ganha laboratório contra lavagem de dinheiro
O Lab-LD ficará no Ministério Público da Bahia (MP/BA), mas com a função de atender a outros estados do Nordeste – Sergipe, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte. A idéia partiu da SNJ e do consenso dos demais MPs que serão beneficiados.
Com isso, subirá para 12 o número de laboratórios conveniados no país: dois em Minas Gerais; dois no Rio de Janeiro; dois em São Paulo; dois na Bahia; um em Goiás; um no Rio grande do Sul; e dois no DF (sendo um na sede da Polícia Federal).
A atividade de um LAB-LD é realizada por meio de um conjunto de equipamentos e programas de última geração – hardwares e softwares – que, a partir de cruzamento de informações obtidas por investigações e dados fornecidos por fontes parceiras (como polícias, instituições financeiras e os próprios ministérios públicos), possibilitam cruzamentos de dados em tempo recorde para a localização de organizações criminosas.
“Esse laboratório materializa o que a gente aprendeu na prática”, enfatizou o secretário Nacional de Justiça, Romeu Tuma Júnior. “Não existe mais o crime que não seja organizado. Hoje, ele funciona como uma estrutura empresarial e a única forma de combatê-lo é asfixiando o seu fluxo financeiro, de uma forma transversal, impedindo inclusive ações que alimentam a corrupção por agentes públicos. Prender não adianta, porque, como uma empresa, logo o integrante é substituído por outro. Mas sem contar com o produto das falcatruas, ele enfraquece”.
Segundo Tuma Júnior, o importante é provar que o crime não compensa – ditado antigo, mas atualizado. “A ENCCLA está fechando esses gargalos, porque o crime organizado não age sozinho; está infiltrado no estado”, afirmou. “E não podemos ser reféns da competência. Quanto mais notícias de casos corrupção, mas ficam comprovados os resultados de um trabalho árduo e profícuo”.
Estudo traça perfil da saúde do brasileiro
No Festival de Brasília, filme revela histórias dos porões do regime militar
O filme de Jorge Oliveira, que participa da mostra competitiva, é centrado na morte sob tortura do operário comunista Manoel Fiel Filho, que segundo o diretor é um marco na história do regime militar. "Fiel Filho foi um herói anônimo, que estava esquecido, desprezado. Ele quebrou a ditadura ao meio, mostrou que existia um governo paralelo", diz Oliveira.
O documentário também traz revelações de embrulhar o estômago sobre o destino de diversos presos políticos. Em depoimento ao cineasta, o ex-agente do DOI-Codi Marival Chaves afirma que muitos tiveram seus corpos esquartejados, entre eles o deputado Rubens Paiva.
"Marival teve a coragem de se expor dando nome aos bois, dizendo quem foi torturado, como, quando e por quem", conta o diretor alagoano, que tentou durante dois anos e meio convencer o ex-agente a conceder uma entrevista. "Acho que ele precisava desse desabafo, não queria guardar isso eternamente."
Além de Marival Chaves, o cineasta entrevistou outras 29 personalidades, em cerca de três anos de pesquisas para traçar um panorama da repressão no regime militar, incluindo depoimentos de Luiz Inácio Lula da Silva, Fernando Henrique Cardoso, José Sarney, Jarbas Passarinho, além de historiadores e ex-militantes políticos que foram torturados.
"Tenho esperança de que esse filme pode resgatar a memória política do Brasil, não podemos nunca esquecer as atrocidades que aconteceram neste país", diz Jorge Oliveira, que também foi preso e torturado como ativista político durante o regime militar. "Estava devendo esse filme a mim mesmo", afirma.
"Perdão, Mister fiel" disputa com outros cinco longas o Candango de melhor filme do festival, entre eles "Quebradeiras", de Evaldo Mocarzel, e "É proibido fumar", de Anna Muylaert.
Carla Meneghini Do G1, no Rio
Rafard: Câmara faz homenagem pelo Dia Nacional do Conselheiro Tutelar
“O trabalho desenvolvido pelos conselheiros merece respeito e atenção de toda a sociedade, pois é de fundamental importância para as crianças e adolescentes que estão vivendo em condições de risco no município”, destacou o autor da moção e presidente do Legislativo rafardense, vereador Fábio Quagliato (PDT).O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definidos em lei. O conselho tem a responsabilidade de atender crianças e adolescentes em situação de risco, aplicando medidas de proteção, podendo requisitar serviços públicos na área da Saúde, Educação, Serviço Social, Previdência, Trabalho e Segurança, previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Dia da Morte de Zumbi dos Palmares
Câmara Municipal e A GAZETA comemoram Dia da Consciência Negra nesta quinta-feira
Dia da Consciência Negra: Governo assina 30 decretos de terras quillombolas
Selo Quilombola - Simultaneamente, será realizada uma mostra com produtos de 17 comunidades quilombolas de 10 estados que receberão a certificação do Selo Quilombola. São artesanatos feitos a partir de fibras naturais, como a piaçava e a palha de milho, e de alimentos diversos, como mel, farinha, bebidas tradicionais, derivados da castanha e arroz quilombola. A exposição acontece no Espaço Cultural da Caixa (Rua Carlos Gomes, 57) nos dias 20 (das 13h às 17h), 21 e 22 (das 9h às 18h).
Participantes defendem gestão compartilhada da educação
sexta-feira, 13 de novembro de 2009
Guarda Municipal de Rafard participa de reunião sobre Segurança Pública
Na reunião ainda foram discutidos o acesso à fonte de recursos para apoiar os programas e iniciativas dos municípios, quanto à integração com organismos estaduais e federais que atuam na repressão e na prevenção. Foram também abordadas pelo presidente do Conselho Estadual de Secretaria e Gestores Municipais de Segurança Edsom Ortega, as medidas prioritárias para contribuir na redução da violência e da criminalidade no nosso Estado, assim como articulação metropolitana.
Segundo o comandante da Guarda a reunião foi importante pois mostra à integração de políticas públicas na área da segurança. “Avançamos cada vez mais na integração e fortalecimento da política de segurança nos nossos municípios sintonizando com a Secretaria Estadual de Segurança Pública e organizações federais”.
Internet
Ainda nesta semana, a Guarda Civil Municipal recebeu uma doação da Empresa Interall para funcionamento da internet via rádio. É a primeira vez que a Guarda Civil Municipal pode utilizar os recursos para agilizar processos pertinentes aos serviços.
Brasil e Inglaterra promoverão intercâmbio de experiências turísticas durante a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2012
Semana do Filme Nacional
De 20 a 26 de novembro o público poderá assistir obras brasileiras a preços promocionais
A Agência Nacional do Cinema, autarquia vinculada ao Ministério da Cultura, e a Federação Nacional das Empresas Exibidoras de Cinema (FENEEC) lançam entre os dias 20 e 26 de novembro a segunda edição da campanha Semana do Filme Nacional. Neste período, as salas de cinema de todo o país são convidadas a apresentarem filmes nacionais a preços promocionais de R$ 6,00 a inteira e R$ 3,00 a meia.
Com o propósito de aumentar a visibilidade da produção nacional e estimular o acesso do público ao cinema, a campanha obteve a adesão de mais de 300 salas de cinema, em 2008, na primeira vez que foi realizada, contando com apresentação de 30 títulos brasileiros.
Exibidores interessados em participar desta promoção têm até às 12h do dia 17 de novembro para firmarem o Termo de Adesão com a Ancine/MinC e o encaminharem pelo e-mail semanadofilmenacional@ancine.gov.br.
O diretor-presidente da Ancine/MinC, Manoel Rangel, em nota divulgada no site da Agência, destacou a importância da articulação entre os exibidores e distribuidores de cinema para o bom êxito da campanha e esclareceu que além dos lançamentos podem ser exibidos filmes que já estão em cartaz ou mesmo que tenham sido apresentados durante o ano.
Ainda sobre a participação dos exibidores, comentou que a realização de mostras do cinema nacional ou ações paralelas, que atraiam o interesse do público e da mídia, também são bem-vindas para integrarem a programação da campanha.
As empresas que participarem assumem o compromisso de enviarem à Ancine/MinC informações sobre a totalização do público presente, detalhando o título das obras apresentadas e o total da audiência em cada uma delas.
Informações sobre a lista das salas de cinema que aderirem à campanha podem ser encontradas no portal da Ancine, no hot site da Semana do Cinema Nacional. A realização será divulgada nos canais de TV aberta e por assinatura, durante todo o mês de novembro. A Ancine também disponibilizará cartazes e filmes promocionais para veiculação nas salas de cinema, além de spots para rádio e Internet.
(Texto: Patrícia Saldanha, Comunicação Social/MinC)(Fonte: Site da Ancine/MinC)
Enem: Professores podem se inscrever como corretores das redações
Assessoria de Imprensa do Inep
quarta-feira, 11 de novembro de 2009
Apagão atingiu várias partes do país; Itaipu diz que blecaute não começou na usina
Itaipu volta a operar em condições normais
Neste momento, 18 unidades geradoras estão em funcionamento: 9 unidades geradoras de 60 Hz e 9 unidades geradoras de 50 Hz.
A produção total é de 10.450 MW. Destes, 9.800 MW são destinados para atender o sistema integrado brasileiro e 650 MW para atender o Paraguai.
A totalidade da produção das máquinas de 60 Hz – de 5.300 MW – abastece o Sistema de Transmissão de Furnas. E do total de produção das máquinas de 50 Hz, 4.500 MW atendem o Sistema de Transmissão de Furnas e 650 MW vão para o Sistema de Transmissão da Ande – Administración Nacional de Eletricidad, do Paraguai.
Uma unidade geradora de 60 Hz está em manutenção programada e outra de 50 Hz em “stand by”.
Itaipu ainda não tem informações sobre o que teria provocado o blecaute. A empresa vai colaborar na investigação das suas causas.
Por efeito dominó, inclusive o sistema paraguaio teve o fornecimento de energia interrompido.
A causa do blecaute não teve origem na usina de Itaipu. A hipótese mais provável é que tenha havido algum acidente que afetou um ou mais pontos do sistema de transmissão, inclusive o de Furnas, responsável por levar a energia de Itaipu para o Sul e Sudeste, acidente este que provocou outros, fenômeno que se costuma chamar de efeito dominó.
Imediatamente após o blecaute, a usina de Itaipu estava com suas máquinas ligadas, girando no vazio, porém, sem possibilidade de transmitir energia, pois as linhas de transmissão que conectam Itaipu ao sistema brasileiro estavam desligadas.
Em 15 minutos, o sistema paraguaio já estava sendo suprido por Itaipu, o que reforça o fato de que a causa do defeito foi externa à usina.
Itaipu, à 1h do dia 11 de novembro de 2009, aguarda o restabelecimento do sistema interligado para dar início ao fornecimento de energia.