terça-feira, 29 de dezembro de 2009

VC NA GAZETA


Sua história se confunde com a de milhares de brasileiros, inclusive com a do Presidente da República. “É uma história parecida com a do Lula. Como ele, eu, minha família e outras milhares de pessoas cruzaram o país, em cima de um pau-de-arara, enfrentando uma situação precária, rumo a cidade grande em busca de uma vida melhor”, conta o personagem do Você na Gazeta, desta semana.
O pasteleiro radialista
Newton Antonio de Araujo ou, apenas, Tony Newton. Com 4 anos de idade, este baiano nascido em Queimados,cidade que fica a cerca de 300 km de Salvador, veio com a mãe e mais seis irmãos, para encontrar o pai, que já estava há algum tempo em São Caetano do Sul, trabalhando e buscando em solo paulista, melhores condições de vida para sua família.

Aos 7 anos, vendia cocada e engraxava sapatos para ajudar no orçamento da família e conta: “levávamos aquela vida modesta do nordestino, sempre trabalhando muito”.

Com 14 anos, conseguiu um emprego na Mercedes-Benz. Começou como office boy e cerca de 20 anos depois, quando ocupava o cargo de desenhista projetista, uma crise obrigou a empresa a demitir boa parte de seus funcionários e Tony foi um deles.

Na época, em 1981, já com esposa e filhos, decidiu vir para Capivari, terra natal dos familiares de sua senhora e se estabeleceu aqui como comerciante.

O que, talvez, poucos saibam, é que ele é dono da mais antiga e primeira pastelaria de Capivari. “Eu era dono de uma loja de artigos escolares e brinquedos, foi quando apareceu à oportunidade de comprar está pastelaria do Mercado Central, que era de outra família”, lembra.
Na ocasião, apesar de não ter muita afinidade com a culinária, ele conta: “Aprendi com fé em Deus, com vontade e pesquisando. Hoje, o que sei é por vontade própria e determinação”, afirma.

A receita para manter seu negócio há quase 25 anos, ele explica: “Tudo que é feito com amor, você gosta. Minha filosofia é: goste daquilo que você faz, se não gosta não faça”.

Na pastelaria fez amigos e é onde passa o dia todo. Quando chega à noite, é hora de exercer sua segunda profissão, radialista. Há quatro anos, ele apresenta o Programa Princesinha, voltado para música sertaneja de raiz, na rádio Comunitária de Rafard, que vai ao ar, de segunda a sexta-feira, das 19h às 21h.

“Trabalhar como radialista é meu lazer, faço porque gosto. Saio aqui da pastelaria e vou me comunicar com o povo”, disse.

Além da rádio, atualmente, Tony apresenta shows e antigamente chegou a apresentar showmícios.

Com os pés no chão, prefere viver um dia de cada vez e até diz ter planos, mas... “O futuro só a Deus pertence. Temos muitos planos, mas eles só pertencem a Deus “.
Dono de muitas filosofias de vida, este baiano, pasteleiro e, acima de tudo, brasileiro, se diz muito feliz e exalta o país que vive. “Apesar de todos os problemas que o Brasil tem, ainda somos um país invejado no mundo. Somos privilegiados, vivemos no meio da natureza, não temos desastres ambientais”.

Tony, como é conhecido por muitos, ensina a todos, com sua simpatia e disposição para a vida, que independente de onde viemos e do que temos, o importante, e o que vale mesmo, é o que você é e fez, não apenas o que tem.

“Um mundo com maior igualdade social. É um dos temas que sempre defendo na minha programação. Poucos têm muito e muitos não têm nem o que comer na mesa”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário