terça-feira, 29 de setembro de 2009

Museu do Futebol comemora um ano hoje





Com o mais importante acervo sobre o esporte no Estado de São Paulo, o Museu do Futebol, localizado no Estádio do Pacaembu, completa um ano de funcionamento hoje, dia 29 de setembro. Neste dia, o museu, que recebeu mais de 370 mil pessoas desde sua a inauguração, oferece entrada franca aos visitantes e funciona com horário estendido até as 22h.

A visitação é dividida em três partes: Emoção, História e Diversão. A primeira delas começa na chamada Grande Área, onde o visitante encontra a exposição Mania de Colecionar – que, devido ao sucesso de público, foi prorrogada até 6 de dezembro. A mostra tem mais de 5 mil objetos de colecionadores, como camisas e flâmulas de times pouco conhecidos.

Na sequência, está a instalação Anjos e Barrocos, com projeção das imagens de 22 craques do esporte. Seguindo o trajeto, ainda no primeiro eixo da visitação, encontra-se a sala da Exaltação, que apresenta a vibração que toma conta do público por meio de imagens de 30 torcidas, exibidas alternadamente em um vídeo projetado na parte inferior da arquibancada do Pacaembu.

O eixo da História traz mais de mil imagens e 21 vídeos para recriar a trajetória do futebol e importantes passagens da cultura e política nacional, relembrando personalidades como Charles Miller, Leônidas da Silva, Tarsila do Amaral, Getúlio Vargas e outros. Traz também a Sala das Origens, com exposição de fotos, o Rito de Passagem, que traz um vídeo narrando o final da Copa de 50, e a Sala de Copas.

A visita termina na seção Diversão. Recursos interativos, como jogos e cinema 3D, abordam curiosidades do mundo da bola, como a partida que culminou na expulsão de todos os jogadores, os nomes dos dribles e jogadas consagradas.

Aniversário do Museu do Futebol


Data: 29 de setembro, terça-feira

Praça Charles Miller, s/n, Estádio Paulo Machado de Carvalho – Pacaembu, São Paulo - SP

Fone: (11) 3663-3848


HORÁRIO ESPECIAL: das 10h às 22h (bilheteria até as 21h)

ENTRADA GRATUITA

Estacionamento com zona azul.

Acesso a portadores de deficiência.


AI Secretaria de Estado da Cultura

Escola Estadual oferece aulas de Maracatu

Todo o sábado é possível ouvir o som da batucada através dos muros da Escola Estadual Antonio Alves da Cruz, em Pinheiros. A música vem dos tambores do Projeto Calo na Mão, que ensina a dança e arte do Maracatu para alunos da escola e para a comunidade do entorno.
As aulas e apresentações acontecem aos finais de semana e estão inseridas no programa Escola da família.

A programação acontece aos sábados entre 10h e 17h. As oficinas de dança, percussão e confecção de instrumentos atraem cerca de mil pessoas entre alunos, pais e visitantes. O curso de introdução ao Maracatu tem duração de um mês e é gratuito. Para participar é preciso se inscrever na própria unidade.

O Maracatu é uma manifestação cultural tradicionalmente nordestina de influência afro, que mistura teatro, dança e música. O projeto é desenvolvido pela ONG Fenix, formada por ex-alunos da escola e tem o objetivo de difundir o ritmo e a importância da cultura negra na formação do país.

Serviço:
Local: Escola Estadual Professor António Alves Cruz
Rua Alves Guimarães, nº 1511, Pinheiros
Dia e horário: Todos os sábados das 10h às 17h
AI Secretaria de Estado da Educação