terça-feira, 13 de outubro de 2009

nó cultural



por Lincoln Franco

Nesta semana recebemos o grupo Ynocência, de Capivari. A rapaziada faz um samba de primeira e hoje vai contar pra gente um pouco da sua história.

A Gazeta: Vamos apresentar o grupo Ynocência. Conta pra gente quem é quem e qual instrumento toca, há quanto tempo é músico e se já tocou em alguma outra banda conta também essa experiência.

Ynocência: Diego cavaco e vocal, Junior tan tan e voz, Danilo pandeiro e voz Paulo surdo e voz. O Diego é músico há 9 anos; o Junior há 7; Danilo musico há 8 e Paulo há 6 anos. Todos os integrantes já foram de outros grupos. A experiência de todos foram a mesma. Todo começo tem suas barreiras e dificuldade ainda mais no cenário do samba brasileiro onde a cada dia surge um grupo novo

AG: Como e quando começou o grupo? Como vocês se conheceram?

Y: O grupo começou dia 1º de maio de 2004 com o Diego e do Danilo, que eram de outro grupo e com o Junior e o Paulo que também tinham um outro grupo. A gente já se conhecia pelo fato do Danilo ser irmão do Junior aí resolvemos montar um novo grupo com pessoas com o mesmo objetivo e assim surgiu o Ynocência.

AG: Viver de música não é fácil. Como tem sido o desenvolvimento da carreira de vocês?

Y: É, realmente viver de música não é fácil. A gente procura fortalecer cada vez mais o nosso trabalho para que possamos atingir o nossos objetivos. O desenvolvimento tem sido cada vez melhor.

AG: Vocês gravaram um CD. Fala um pouco sobre esse trabalho, quem dirigiu, onde foi gravado e como tem sido a receptividade do público.

Y: O CD foi um trabalho que já estava há muito tempo em nossos planos. Tivemos a felicidade de conhecer o produtor Sergio Araujo que tem em mãos muitos contatos no mundo artístico. Ele foi quem montou um repertório maravilhoso para o CD. O CD foi gravado no estúdio Vilas, em São Paulo que teve vários músicos como William Mendonça, Toni Paz, Renato (grupo Na Pegada), Kleber, Marcio e Vinicius (grupo Akaso ) e Marcelo Ortiz produtor musical. O cd foi bem aceito graças a Deus.

AG: Existem vários estilos dentro do samba, qual é o mais pedido pelo público para vocês? E quais as músicas mais pedidas?

Y: Sim existem vários estilos, o mais pedido seria pagode universitário. As músicas mais pedidas são do grupo Pixote - "Insegurança"; Exaltasamba - "Valeu"; do Belo- "Desse Jeito é Ruim pra Mim".

AG: Hoje, qual a banda conhecida nacionalmente que mais faz sucesso com o público?

Y: O grupo que está fazendo mais sucesso com o público é sem duvida o Exaltasamba

AG: Agora, e quais as músicas que vocês mais gostam de tocar?

Y: As do nosso CD e dos grupos Exalta, Turma do Pagode, Pixote, Samprazer, Fundo de Quintal e outros.

AG: Quais as maiores dificuldades encontradas para o desenvolvimento da carreira de vocês?

Y: A maior dificuldade é no começo da carreira quando você vai procurar casas para mostrar seu trabalho e é humilhado.

AG: O samba está em constante evolução... Quais mudanças vocês têm enxergado desde quando começaram a tocar até agora?

Y: O samba evolui cada dia que passa. Desde quando começamos, há 5 anos atrás, o pagode vem cada vez mais exigente.

AG: De onde vem o nome Ynocência? Como vocês o criaram?

Y: A gente pensou em um nome forte e diferente. Aí como somos brincalhões resolvemos colocar o nome grupo Ynocência e pra diferenciar com "y" .

AG: Nessa vida de música, sempre acontecem momentos engraçados ou emocionantes... contem um deles pra gente...

Y: como estamos acostumados a fazer vários shows à noite, quando temos show durante o dia o vocalista sempre vem falando "boa noite", aí é sempre aquela gargalhada...AG: E aqui fica o espaço para vocês deixarem uma mensagem para os leitores de A Gazeta:Y: Nós gostaríamos de agradecer todas as pessoas que sempre acreditaram no nosso trabalho e nos dão a maior força pra que agente continue sempre na luta. A gente é muito grato a Deus, nossos familiares, nossos fãs, porque sem eles não teríamos conquistado tudo que conquistamos até hoje. Muito obrigado a todos da equipe Gazeta e leitores da Gazeta. O carinho de vocês é o reflexo do nosso sucesso. Fé em Deus.