segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Indaiatuba confirma mais uma morte provocada pela nova gripe

A vítima agora foi um bebê de 10 meses de idade

Deuzeni Ceppolini


A Secretaria de Saúde de Indaiatuba por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica recebeu a confirmação nesta segunda-feira, 17 de agosto, de mais um óbito provocado pela nova gripe. A vítima foi um bebê do sexo feminino, de 10 meses, que foi a óbito no dia 8 de agosto no Hospital Augusto de Oliveira Camargo (Haoc). Indaiatuba já tem 19 casos confirmados da nova gripe, sendo dois óbitos. São 88 notificações, seis casos gripe sazonal, 23 negativos e 25 estão aguardando.

A Secretaria também aguardava o resultado de um possível surto na Clínica de Repouso Indaiá. Os resultados de exames de quatro pacientes também foram descartados.

A Secretaria aguarda o resultado de um laudo do Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) de uma morte de uma mulher de 37 anos, que morreu dia 13 de agosto no Haoc. Ela estava internada há 24 dias. A amostra enviada para o Lutz foi descartada para H1N1.

Sarney diz que Estadão é um 'tabloide'

O senador José Sarney (PMDB-AP), presidente do Senado, em seu pronunciamento, que se encerrou por volta das 16h20, disse que o jornal O Estado de S.Paulo se tornou um "tabloide". A afirmação acontece após vários dias da descoberta de um esquema de atos secretos na Casa. Apadrinhados e pessoas próximas de Sarney foram beneficiadas.

Antes de encerrar seu discurso ele ainda afirmou se sentir sem possibilidade de defesa. "Não temos mais a lei de imprensa", proferiu. Sarney conclui dizendo: "sabe Deus o que eu tenho sofrido".

Site divulga só boas notícias

do Terra tecnologia

Um menino norte-americano parece ter a solução para quem acredita que as notícias são muito deprimentes: aos 12 anos, ele criou um site especializado em tudo de bom que acontece no mundo.

Entre os deveres da escola e lições de violoncelo, Max Jones, de Orlando (Flórida) criou um "império televisivo online" que só transmite boas notícias.

O site Weekend News Today (www.hnheadlines.com), do qual Jones é o apresentador principal, recebe 5 mil visitas diárias e conseguiu atrair colaboradores adolescentes de todo o mundo para enviar textos e vídeos.

"Realmente creio que uma pessoa pode fazer a diferença no mundo, apenas pouco a pouco", disse à agência France Presse o jovem empreendedor, que sonha presidir uma cadeia de 15 sites algum dia.

Max quer ser jornalista e aposta na internet porque acredita que eventualmente os diários vão ceder aos meios online, e ele busca um papel de liderança nessa transição.

Em dezembro de 2008 converteu seu armáxio em um estúdio de televisão onde passa cinco horas por semana - e ainda mais tempo no verão - escrevendo artigos, editoriais, gravando vídeos, conseguindo mais colaboradores e se associando em diferentes sites.
"Vou dormir por volta das 21h", contou. "Mas se tenho muita lição de casa, deixo a web de lado porque a escola deve ser prioridade".

Max, que também está tendo aulas de jornalismo online, encontrou muitos colaboradores em sites de classificados, como o popular Craigslist, e de estágios, como o www.internship.com.
Seu site Weekend News Today quase não tem publicidade e não tem fins lucrativos, mas gera alguma renda ao vender conteúdos em uma loja online que oferece artigos e fotos.

Max, que grava seus vídeos em casa e no laboratório de computação da escola Lake Highland Preparatory School, onde vai cursar agora o sétimo ano, tem a tenacidade de um jornalista experiente.

Após a renúncia da governadora do Alaska, Sarah Palin, ele escreveu: "É isto um colapso da meia idade para Sarah?" Ele solicitou uma entrevista na secretaria de imprensa dos republicanos, mas ela não foi concedida.

Max teve mais sorte com o autor de um livro sobre a Coreia do Norte, a quem localizou depois do sequestro das jornalistas americanas Laura Ling e Euna Lee perto da fronteira chinesa.
Assim, teve um papel ativo na luta pela libertação das jornalistas, e quando isso finalmente aconteceu depois da mediação histórica do ex-presidente Bill Clinton, Max recebeu uma ligação telefônica de agradecimento da própria Ling.

Lillian Wu, 18 anos, começou a escrever no Weekend News Today depois de entrar em contato com Max no Facebook. Wu, que começará a universidade este ano, disse que Max tem sido uma inspiração para ela.

"É um garoto muito jovem que está aí para mudar o mundo", disse ela à agência France Presse. "Para muitos adultos isso não importa, ou eles são indiferentes. Mas ele está fazendo sua voz ser ouvida, e tem apenas 12 anos".

Carteiro capivariano será entrevistado, hoje, pelo Jô

O profissional da agência central dos Correios de Capivari contará
um pouco de sua história no programa da TV Globo




Nesta segunda-feira (17), a partir das 0h25, o carteiro capivariano de 46 anos, Lumar Baptista será um dos entrevistados pelo Jô Soares.




Ansioso, Baptista conta que apesar da história de vida difícil, vários foram os momentos inusitados que, como este, o deixaram deslumbrados.




O primeiro aconteceu em 2006 quando recebeu, das mãos do presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva, o prêmio de melhor carteiro do Brasil. A votação, realizada nos 26 estados do país, classificou Baptista como o melhor carteiro dentre os 116.000 cadastrados. “Nunca esqueço de uma frase do presidente que disse: esse sim é brasileiro, pois lutou para chegar onde chegou”, comenta envaidecido o humilde profissional.




Além do Lula, Baptista já conheceu o governador José Serra e o Padre Marcelo Rossi.
Porém, esses contatos não mexeram com a humildade do sorridente homem que, desde muito cedo, conviveu com a dura realidade de inúmeras crianças brasileiras. Igual acontece com muitos filhos, Baptista não lembra da fisionomia dos pais, pois com apenas um ano de idade foi encaminhado à Associação Santa Rita de Cássia devido à morte do casal.




Foram 18 anos de convivência com todos os funcionários e crianças do abrigo que até hoje Baptista mantém contato. Inclusive, com a dona Antônia, “xodó” de Baptista, já que foi pelas mãos dela que o pequeno menino foi criado no Santa Rita. “Ela para mim é tudo. Sento, converso, brinco. Tenho muito orgulho de ver meus filhos a chamando de vó. Quando soube que ia ser entrevistado pelo Jô contei à ela que me disse: meu filho esse degrau ainda é pouco frente ao que você ainda vai subir”, conta emocionado.




São 23 anos de história dentro da sede dos Correios de Capivari, sendo que até hoje, mesmo depois de ser promovido como supervisor da empresa há quatro anos, Baptista ainda é lembrado como o “carteiro cantor”.



Repassando o ensinamento
Segundo Baptista uma das coisas mais intrigantes na vida de um carteiro é a diversidade de situações vividas diariamente. “Todo dia tenho uma história para contar. Histórias alegres, tristes, histórias que você vivencia. Uma grande experiência de vida”.




Graças a sua história de superação que Baptista ministra palestras em abrigos de todo o estado de São Paulo, através do incentivo dos Correios. Segundo o funcionário, os ensinamentos de respeito, educação, solidariedade e o mais importante, amor ao próximo, aprendidos no Santa Rita, são repassados nas palestras que ministra na própria Associação Santa Rita, no abrigo do São Jerônimo, e outros que é convidado. “As pessoas não devem jogar a toalha quando enfrentam um pequeno problema. Nunca devem desanimar, devem sim levantar a cabeça e acreditar que vão conseguir”.




Lumar conta que agradece a Deus todos os dias pela família que constituiu, pois sempre pôde contar com o apoio da esposa Cássia e dos filhos Pablo e Pamela.




Com relação à cidade que ama, o carteiro dispara “Capivari precisa valorizar as pessoas que estão na cidade, as pessoas mais humildes da cidade”, defende o “famoso” capivariano que tem orgulho de sua história e que é um exemplo de superação.

Tem início hoje a Semana Jurídica Regional

Interessados podem se inscrever nas salas da OAB e na Casa do Advogado em Capivari, Itu, Porto Feliz, Salto e Indaiatuba

Começa hoje (segunda-feira) a 3ª Semana Jurídica Regional. Neste ano ela é realizada em Indaiatuba. Entre os nomes confirmados estão Michel Temer e Luis Flávio Borges D’Urso, além de Álvaro Vilaça de Azevedo, José Luciano de Castilho Pereira e Antônio Marcatto. O evento é uma parceria entre as OABs de Capivari, Itu, Salto e Porto Feliz.

Os encontros acontecerão sempre a partir das 19h, no auditório da Prefeitura de Indaiatuba, que fica na avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 2.800.

Programação:
Dia 17, Dr. Alvaro Vilaça de Azevedo abordará a "Teoria da Imprevisão e Onerosidade Excessiva". O palestrante é advogado e Consultor Jurídico; Diretor da Faculdade de Direito da FAAP; Professor Titular e ex-Diretor da Faculdade de Direito da USP;

Dia 18, Dr. José Luciano de Castilho Pereira,falará sobre o tema "A Democracia e as Relações de Trabalho". O Dr. Luciano Castilho é advogado; Ministro aposentado do TST e ex-Corregedor Geral da Justiça do Trabalho

Dia 19, Dr. Antonio Marcatto, exporá sobre "A Nova Execução Civil". O jurista é Desembargador aposentado do TJ SP; Professor da FAUSP; ex-Procurador de Justiça do Ministério Público de São Paulo.

Dia 20, Dr. Michel Temer, discorre sobre "Separação de Poderes e os Direitos Individuais". O deputadofederal e Presidente da Câmara dos Deputados é Procurador do Estado; Doutor pela PUC SP; Professor Emérito da FADITU; Diretor dos Cursos de Pós-graduação da PUC SP.

Dia 21, Dr. Luis Flávio Borges D´Urso, o advogado criminalista e presidente da OAB/SP, encerra a Semana Jurídica abordando "Poderes de Investigação do Ministério Público: Mito ou Realidade?".

Entrelinhas

Retificando...
Segundo o assessor da Câmara de Vereadores de Capivari, Rafael Mattos, por meio de retificação encaminhada à redação, “a empresa proprietária da área (Construtora CBÉ) que ofereceu espaço para construção da Câmara não cobrou contrapartida. Informou apenas que está estudando a viabilidade de implantar dois loteamentos na cidade e que, num deles, ofertaria para o Legislativo área para construção da sede própria”.

Parabéns A Gazeta
O vereador de Rafard Ilson Donizete Maia (DEM) deu os parabéns à equipe da Gazeta e defendeu ser positiva a iniciativa, pois “mais um órgão de comunicação estará divulgando o trabalho dos representantes da nossa região”.

Homenagem que gera polêmica
Na última segunda-feira (10), o presidente da OAB de Capivari, Otávio Augusto Lopes, foi homenageado pela Câmara de Vereadores de Capivari representando todos os advogados da cidade pelo Dia do Advogado, 11 de agosto. Durante os esclarecimentos do Capitão Costa Curta sobre a segurança da cidade, o presidente, sentado na platéia, mensurou alguns questionamentos disparando, posteriormente, “Falam, falam e não sai do papel. A sociedade colabora mais quer segurança”, defendeu Lopes sobre a diferença municipal.

O comentário não agradou a Guarda Municipal
O presidente da OAB ainda defendeu que a PM deve andar armada, porém a Guarda Municipal não, o que gerou um certo descontentamento dos profissionais da corporação que ali se encontravam. Porém, o único a se pronunciar contra os apontamentos de Lopes foi o petebista Vitor Riccomini que caracterizou “infeliz o posicionamento de Lopes”.

Debate sobre a saúde de Capivari
O vereador do PMDB, Mateus Scarso, chamou de novela o que vem acontecendo com os atendimentos médicos na Santa Casa. Segundo ele, “não dá para entender o que está acontecendo, já que a Prefeitura está cumprindo a parte dela”. A nomenclatura foi utilizada depois das reclamações de moradores que precisam de atendimento no dia dos pais e não conseguiram, segundo o vereador.

Debate sobre a saúde de Capivari 2
Para solucionar o problema, a vereadora Gilceane Orosco Malto (DEM) sugeriu uma reunião entre os vereadores, o secretário de Saúde e a diretoria da Santa Casa. Todos concordaram e Scarso complementou: “eu não posso admitir que a culpa caia sobre a Prefeitura, Campaci, Júnior Pacheco, e nós vereadores”. Discordando, Vitor Riccomini (PTB) defendeu que se os postos de saúde atendessem melhor diminuiria o número de usuários no PS da Santa Casa.

Mania de coroneis 1...
Durante uma palestra organizada por membros da Associação Paulista de Criadores de Suínos (APCS) e realizada na última quarta-feira (12) nas instalações da Secretaria de Educação sobre o erro de nomenclatura da nova pandemia, a secretária Valéria Colaneri abordou a jornalista e diretora do jornal A Gazeta, Daniela Rocha, afirmando que a mesma havia tirado fotos do interior da secretaria.

Mania de coroneis 2...
A abordagem na porta do banheiro da secretaria, já que a jornalista havia aproveitado a troca de palestrantes para urinar, a fim de não perder informações sobre evento, foi:
- Daniela o que você está fazendo aqui?
Estou cobrindo a palestra.
- Não, não está. Você está tirando foto daqui de dentro, eu vi, eu vi.
No fim quem acabou vendo o que aconteceu vou o presidente da APCS que olhou para repórter sem entender o por quê da abordagem.
Fique tranqüilo Ferreira, nós também estamos tentando... essas são verdadeiras manias de antigos coroneis que acham que podem mandar e desmandar na vida das pessoas... só pra avisar alguns desavisados... o coronelismo já acabou... respeito é bom e todo mundo gosta...


Bate boca
É bem verdade que brigas nunca resolveram nada. Se existe a Tribuna Livre em Elias Fausto, que os interessados se inscrevam e sigam os trâmites legais. E que a Câmara respeite. Feito isso espera-se que não existam bate boca, afinal ouvido da população não é pinico...

Alfinetadas
Em duas oportunidades, o presidente da Câmara de Elias Fausto, Lázaro Barranco (PTB) alfinetou o coordenador municipal de Saúde, José Tarcísio Alves dos Santos. Primeiro disse esperar que ele esteja preparado para combater a nova gripe. Depois afirmou que apesar dos convites, ele é o único que ainda não foi à Câmara...

Onde há fumaça...
Ao que parece, o clima não anda muito amistoso entre o presidente e o coordenador de Saúde. O porquê ainda é uma incógnita... certo é que esse assunto ainda deve render... vamos aguardar pra ver se sai a visita do coordenador aos vereadores que aguardam ansiosos... e preocupados (com razão) com a gripe.

Título de eleitor
Jonas que queria usar a tribuna da Câmara questionou porque ele não pode e o coordenador de Educação podia, se ele nem votava em Elias Fausto. Para ajudar o professor Mário, o TSE já divulgou que as transferências podem ser feitas pela Internet. Se todo o problema for esse, segue o endereço: www.tse.gov.br. Se interessar, esperamos que ajude...

Pequena pausa
Durante a sessão, enquanto o 1º secretário lia os projetos que davam entrada para seguir às comissões, houve uma pausa. Alguns vereadores folheavam papeis, chamaram um funcionário e acabaram por suspender a sessão em cinco minutos...

Projeto fantasma
Ao que parece eles procuravam por um projeto do Executivo que deveria ter dado entrada, mas não estava lá. É que em sessões passadas a Prefeitura mandou projeto criando cargos em comissão e efetivos. Como houve indicações de que os cargos comissionados não seriam aprovados pela maioria dos vereadores, ele foi retirado. Mas deveria ter voltado, apenas a criação de cargos efetivos... nem um, nem outro.

Jeitinho
Durante o breve recesso, nos bastidores comentava-se que a mesa daria um jeito de incluir o projeto que faltou... mas isso não aconteceu. Que bom, porque o que é certo é certo... jeitinho pra tudo acaba sem jeito...

Promessas
Como pudemos ver na última edição de A Gazeta os roubos em Elias Fausto subiram 90% e os roubos de veículos cresceram 81,8%. Esta semana o coordenador de Segurança da cidade disse que quer rearmar a Guarda Municipal. A tarefa não é fácil. Mesmo assim, por hora não passa de promessa...

Segurança
Tomara que a administração municipal trabalhe efetivamente para rearmar a GM. Isso dá mais dignidade e melhora as condições de trabalho dos guardas. Além disso, contribui na segurança da cidade... Ficamos na torcida para que as promessas sejam concretizadas de verdade... isso porque geralmente no país promessas são muitas, realizações poucas... esperamos que este não seja o caso...

Cobrança
E é bom a Prefeitura aproveitar para cobrar o governo do Estado para ampliar os efetivos da PM e da Polícia Civil. Para uma cidade que está tão próxima de municípios maiores como Monte Mor, Hortolândia, Indaiatuba, Salto, Itu, por exemplo, é preciso exigir a atenção necessária... a população agradece quando as autoridades cumprem com suas obrigações.

Cidades se mobilizam para mudar traçado do trem-bala

ALENCAR IZIDORO
MARIANA BARROS
da Folha de S.Paulo


Na vizinhança, a promessa de um trem-bala monopoliza as atenções. Alguns ansiosos para viajar a São Paulo ou ao Rio numa velocidade de 350 km/h. Outros com medo de ter suas casas isoladas pelo muro ou cercas do empreendimento, e longe de qualquer estação.
Com tanto bafafá, José Carlos Cescon resolveu vasculhar sozinho, na internet. "Você não imagina meu susto. A obra passa bem em cima do clube", afirma ele, gerente do Thermas do Vale, ponto de lazer com 8.000 associados em São José dos Campos (a 97 km de SP) e que está lá há mais de uma década.
A divulgação on-line nas últimas semanas (no site oficial: www.tavbrasil.gov.br) do traçado de referência do trem-bala para interligar Campinas, SP e Rio já mobiliza moradores e donos de terra que temem ser afetados no trajeto de 511 km.
Os questionamentos vão das desapropriações aos impactos ambientais e urbanísticos.
O projeto do governo federal é estimado em R$ 34,6 bilhões e prometido para 2014, ano de Copa do Mundo no Brasil.
Um dos principais focos de resistência é São José dos Campos, onde políticos adversários (do PSDB ao PT) se uniram num mesmo lobby: fazem questão da presença do TAV (Trem de Alta Velocidade, nome técnico do trem-bala) por lá, mas num traçado diferente.
Na última sexta (14), encaminharam um pedido oficial de mudança ao governo Lula (PT), cujos técnicos ressalvam que a proposta divulgada não é a final, mas só uma referência.
A ressalva de maior apelo é a ambiental: a obra passa em cima de um cartão-postal conhecido como Concha do Banhado, uma área de proteção. "O pulmão de São José dos Campos", diz Marcelo Guedes, dirigente da Associação de Engenheiros e Arquitetos do município.
Mas a pressão popular é mais forte ainda devido às interferências urbanas. Além de atingir imóveis de classe média no bairro do Vale dos Pinheiros, a rota do trem-bala passa ao lado de condomínios de alto padrão, que temem ficar isolados, como uma barreira paisagística, afirma Carlinhos de Almeida, deputado estadual (PT-SP).
No Rio, a maior reação partiu da UFRJ (Universidade Federal do Rio). Motivo: pela proposta, os trilhos passariam entre o Centro de Letras e Arte e o Centro de Tecnologia Mineral, no campus da ilha do Fundão, na zona norte da cidade.
O reitor Aloísio Teixeira afirma que o trem comprometeria os projetos de expansão previstos no Plano Diretor 2020, homologado pelo MEC. "As áreas pretendidas para a passagem do trem são terrenos que vamos ocupar com salas de aula."
No último dia 6, o Conselho Universitário aprovou uma moção desautorizando qualquer intervenção no campus.
O reitor se encontrará nesta semana, no Rio, com o diretor da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), Bernardo Figueiredo. Ele diz que técnicos da universidade podem ajudar a mudar o traçado, se necessário.
Teixeira considerou exíguo o período de consulta popular (de 24 de julho até 17 de agosto de 2009). "A impressão que dá é que não se quis fazer uma discussão verdadeira."
O estudo do trem-bala (preparado por uma consultoria britânica antes do lançamento da licitação, previsto para este semestre) estima que 90% do trajeto de superfície, de 312 km, seja bloqueado por cercas e arame farpado. O restante, com muro dentro da área urbana.
Os gastos para adquirir terras, indenizar construções e reassentar 618 famílias ultrapassam R$ 2,26 bilhões --suficiente para construir 10 km de metrô (tamanho do ramal Paulista, a linha 2-verde em SP).
Estações
A proposta estabeleceu oito estações obrigatórias (Campinas, Viracopos, Campo de Marte, Guarulhos, São José dos Campos, Volta Redonda/ Barra Mansa, Galeão e Rio) e três paradas opcionais (Resende, Aparecida e Jundiaí).
A previsão é que 18% do traçado total seja de túneis --que somam 31% do custo da obra, maior percentual na relação de todos os itens de despesa.
E a solicitação em lugares que são alvo do trajeto é justamente para que a circulação seja subterrânea --o que deve encarecer os custos.
"O que estamos pedindo não extrapola o que está previsto para outras cidades, como Guarulhos e São Paulo", diz Felicio Ramuth, assessor da gestão Eduardo Cury (PSDB) em São José dos Campos. A proposta feita ao governo é a construção de um túnel de 5 km.
Campinas também reivindica que parte do trajeto, cortando dois bairros, seja subterrânea. "Queremos evitar a criação de uma barreira geográfica", diz Hélio de Oliveira Santos (PDT), prefeito da cidade.

Casas feitas com jeans?!

da supermundo


“Mude o mundo com um par de jeans por vez”! Esse é o lema da ONG norte-americana “Cotton from Blue to Green” (algo como “Algodão: do azul ao verde”, em tradução livre), que desde de 2006 arrecada, nos EUA, jeans usados para ações beneficentes.
A ideia, como muitos podem pensar, não é doar as roupas para pessoas carentes, mas sim transformá-las em revestimento para casas de comunidades necessitadas financeiramente ou que foram atingidas por algum tipo de desastre natural.
Como? A partir de uma técnica chamada UltraTouch Natural Cotton Fiber, que utiliza tecidos de algodão como matéria prima para a confecção de placas de revestimento naturais e recicladas, que podem ser usadas na construção de casas. Elas possuem as mesmas características de qualquer modelo sintético usado para construir, com apenas uma diferença: a quantidade de produtos tóxicos usados na confecção é bem menor.Segundo os inventores da técnica, 500 peças jeans usadas são suficientes para revestir uma casa média. No site da ONG existe uma espécie de contador, que mostra quantas famílias carentes – como, por exemplo, as vítimas do furação Katrina – já foram presenteadas com moradias de “revestimento jeans”.
Ao todo, a técnica já foi aplicada em 180 casas, mas a meta inicial da ONG é entregar 300 moradias para comunidades carentes. Tudo isso a partir daquele jeans usado, que muitas vezes esquecemos no fundo do armário. Está aí mais um exemplo de iniciativa sustentável, que gera empregos, beneficia necessitados e ainda agride menos o meio ambiente.

Nova lei pode facilitar adoção

Para juiz da Vara da Infância e da Juventude de Capivari maior entrave está nas características físicas e idades desejadas por quem deseja a adoção


O presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT), sancionou na última semana uma nova Lei de Adoção. Com ela, crianças e adolescentes só podem ficar em abrigos caso exista recomendação expressa da Justiça. Eles também serão obrigados a emitir relatórios semestrais para a autoridade judicial informando as condições de adoção ou retorno para os familiares que estiverem sob a tutela deles.

As novas regras também prevêem que todos maiores de 18 anos, independente de serem casados ou não podem fazer uma adoção. A única restrição existente para a adoção individual é que a criança tenha pelo menos 16 anos menos que o interessado. Não está previsto a adoção por casais do mesmo sexo, pois a união ainda não é legalmente conhecida no país. Ela dá ainda, prioridade para a adoção por parentes e aos casais brasileiros residentes no país.

Capivari possui duas instituições que abrigam crianças e adolescentes. O Santa Rita abriga atualmente 11 meninas e o São Jerônimo, 19, conforme dados da Vara da Infância e da Juventude. Segundo o juiz Marcos Cunha Rodrigues, há uma criança que foi destituída do poder familiar e está apta à adoção, mas há outras que podem chegar a essa situação em breve.

Uma novidade da lei é que ela proíbe a separação de irmãos. Assim, eles terão que ser adotados pelo mesmo casal. Dados oficiais dão conta de que há nos orfanatos brasileiros cerca de 100 mil crianças, mas apenas 10% delas estão em condições de serem adotadas. As demais apesar de estar nesses espaços, não são órfãs e recebem visitas de familiares, que os deixaram entre outras situações, por razões financeiras.

Para a assistente social do São Jerônimo, Paula Furlan deve ser complicado aplicar a lei quanto à separação de irmãos. “Na prática isso não acontece. Se você for em todos os abrigos verá que existe a separação de irmãos. Não adianta mudar a lei. É preciso mudar a cabeça da sociedade”, defende ela.


‘Meu casamento está completo’, diz mãe adotiva
Tridinéia Marques dos Santos, 48, moradora do Bela Vista, em Capivari, é casada há oito anos e em 2003 decidiu ser mãe. Contudo ela foi surpreendida pelo fato de não conseguir engravidar. Ela tentou inseminação artificial em Campinas, mas considerou o procedimento “muito caro”, em torno de R$ 14 mil. Ao sair da clínica lhe ocorreu a sugestão: ia se inscrever na fila de adoção. E foi o que fez.

Tridinéia fez o cadastro em Minas Gerais e mesmo com avaliação social, psicológica e carta de habitação não conseguia realizar a adoção. Em 2007 ela e o marido decidiram mandar os documentos para o fórum de Capivari. “No começo eu queria uma criança de 0 a 6 meses, mas não tinha preferência por sexo, nem etnia. Houve três recém nascidos que tentei adotar mas não deu certo por problemas com a família biológica. Uma delas a mãe perdeu”, conta.

Em novembro de 2008, conheceu a Babi de dois anos durante uma visita à Santa Rita para conhecer uma criança mais nova. “Foi paixão à primeira vista”, disse ela que de imediato solicitou ficar com a menina do natal até 5 de janeiro de 2009. A Babi, tem uma irmã de um ano de idade, que foi adotada por um casal de Bauru.

No dia 23 de janeiro deste ano, Tridinéia conseguiu a guarda provisória da criança. Mas tudo foi obtido com muita insistência. “Eu ligava de duas a três vezes por dia no fórum e para o advogado. O mais difícil é a burocracia entre a Vara da Infância e o juiz”, explica.

Segundo, o juiz da Vara da Infância e da Juventude, Marcos Cunha Rodrigues, o prazo para se concretizar uma adoção é indeterminado, pois depende de cada caso. E o maior entrave nos processos é “encontrar adotando que atenda as expectativas dos adotantes, quanto á idade e características físicas”, comenta.

Felicidade
Tridinéia diz que depois de conseguir a guarda da criança sua rotina mudou e agora ela tem hora para tudo. “Ela [Babi] só me trouxe felicidade. Meu casamento, agora, está completo. No primeiro dia de visita ela já me chamou de mãe e meu marido de pai. Babi é uma criança feliz e amorosa”, comemora a mãe. O exemplo da adoção, para ela, veio da bisavó que há muitos anos também adotou uma criança.

De acordo com Rodrigues, a comarca de Capivari possui bons resultados com adoções. “Em primeiro lugar quero enaltecer aqueles que possuem o nobre espírito de se dispor a adotar. Há experiências muito satisfatórias aqui na Vara da Infância e da Juventude. Estamos à disposição para orientações”, diz ele.

Atividade física melhora autoestima na Terceira Idade

Em alguns casos, os médicos até mesmo reduzem os remédios, diz professor de Educação Física. Grupos são experiências produtivas em Capivari, Rafard, Mombuca e Rio das Pedras

Afirmar que a atividade física na Terceira Idade, acompanhada de profissionais capacitados, colabora com a saúde, não é mais nenhuma novidade. Mas ela pode ir além e melhorar a autoestima, principalmente quando aliada ao lazer e à cultura. E para isso, cidades da microrregião têm investido há tempos, na organização de Grupos da Terceira Idade. Com esse modelo, os integrantes já começaram a sentir os resultados positivos.

Esse é o caso de Cacilda de Moraes Menegon, 65, auxiliar de enfermagem aposentada, que integra o “Alegria de Viver”, do bairro Santo Antônio, em Capivari. Assim que se aposentou, ele procurou por uma distração e se inscreveu. Agora, espera ansiosa pelas datas de eventos e viagens.

“É uma alegria, a gente não vê a hora de chegar o domingo para passar. Em novembro vamos para Santos e ficaremos lá cinco dias pagando R$ 122,00. É legal porque uma hora estamos num lugar, outra hora em outro”, comemora.

Para o professor de Educação Física e especialista na área, Alexandre Della Piazza, as atividades físicas colaboram tanto na prevenção de problemas quanto integram o idoso à sociedade. Ele viveu a experiência de perto durante sete anos, em Rafard e Capivari. “Através da ginástica e hidroginástica, os alunos têm mais disposição para andar e dançar. Em alguns casos, os médicos até mesmo reduzem os medicamentos dos alunos devido à pratica esportiva, comenta. Ele lembra que uma de suas atitudes com os integrantes de grupos era incentivar a integração. “Sempre recomendava que participassem das viagens, bailes e das aulas de ginástica”, lembra.

Em Mombuca, onde há o “Terceira Idade Unidos para Sempre”, com 40 participantes, os resultados positivos também já são sentidos. A Prefeitura possui relatos de idosos que ao participar dos grupos passam a ter melhor saúde, relacionamento familiar, além de fazer novas amizades e ter benefícios psicológicos. A presidente do grupo é Francisca Martignago.

Cursos
Rio das Pedras conta com um grupo, o “Melhor Idade”, presidido por Tereza Batista. Além de atividades culturais e de lazer são promovidas aulas de ginástica com orientação de professores da Secretaria Municipal de Esportes, no estádio municipal “Massud Coury”. Segundo a assessoria de imprensa, algumas atividades são realizadas por eles mesmos e outra têm o apoio da Prefeitura.

Enquanto isso, a Prefeitura de Rafard oferece aulas de ginástica, xadrez, tênis de mesa, dama, vôlei adaptado e teatro. Mombuca organiza encontros e passeios. A assessoria de imprensa informa que com a construção da sede da Terceira Idade as atividades serão ampliadas.

Em Capivari, a administração municipal criou em janeiro deste ano a Diretoria para a Terceira Idade com o objetivo de ampliar o relacionamento com os seis grupos da cidade. São oferecidas aulas de hidroginástica, ginástica, natação, tênis de mesa, buraco, truco, dominó, dama, xadrez, malha, corrida, dança e vôlei feminino e masculino adaptado. Os cursos são ministrados do Centro da Terceira Idade com orientação dos professores de educação física Angélica Maschietto, Denílson Domingos, Rodrigo de Godoy Dias e Milena Viana. A Prefeitura informou que na próxima semana começam as aulas de coreografia, com a professora Milena, às segundas e quartas.

Os grupos em Capivari somam 476 integrantes. São eles:
Alto do Castelani - “Melhor Idade”
Centro - “Grupo da Amizade”
Engenho Velho - “Renascer”
Morada do Sol - “Flor da Idade”
Padovani - “Fonte de Alegria”
Santo Antonio - “Alegria de Viver”

Sindicatos brigam para defender comerciantes de Capivari

O Sindicato do Comércio Varejista e Lojista de Capivari e Região (Sindivarejista) realizou na terça-feira (11), na Associação Comercial e Industrial de Capivari (Acic) a primeria assembléia extraordinária com empresários do comércio varejista de Capivari. Na oportunidade foram levantadas reivindicações do comércio com o objetivo de celebrar uma Convenção Coletiva de Trabalho no município.

Segundo representantes da instituição houve “um boicote promovido por outras entidades existentes no município e que se dizem representar os empresários do varejo, mas sem possuírem permissão legal do Ministério do Trabalho e Emprego para o exercício da representação sindical”. A assessoria de imprensa diz ainda que a referida entidade teria realizado contatos telefônicos pedindo aos empresários que não atendessem à convocação. “Segundo relatos, a ordem era para impedir a realização da assembleia mesmo que fosse preciso o uso da força”, comunicaram.

Os representantes do Sindivarejista, informam ainda em nota encaminhada à redação, que se sentindo ameaçados e seguindo orientação da Acic solicitaram apoio da Polícia Militar e contrataram dois seguranças particulares. Mesmo assim, nenhum incidente foi registrado.
Os trabalhos que contaram com a presença da presidente do sindicato, Sanae Murayama Saito, duraram pouco mais de 40 minutos. Ela explicou a importância da assinatura de uma Convenção Coletiva de Trabalho no município e os prejuízos que a falta dela pode trazer. A cidade, há pelo menos quatro anos não possui o documento. A entidade disse que “o motivo é a interferência desta entidade que alega representar os empresários do varejo da cidade. Recente decisão da Justiça referendou a representação ao Sindivarejista Campinas”.

O presidente da Acic, Leandro Rogério Scuziatto, não defendeu nenhum dos dois sindicatos. "Não se trata do fato de apoiar essa ou aquela entidade, e sim de respeitar uma decisão suprema do Ministério do Trabalho, que confirmou o Sindivarejsita como representante legal do varejo de Capivari mesmo com a atuação desta outra entidade.” Outra reunião, ainda sem data definida deve ser agendada.

Outro lado
A outra entidade citada é o Sindicato Patronal. Para o presidente, Eder Antonelli, 33, a questão é meramente política e envolve o presidente da Acic. Ele ainda diz que seu registro não foi cassado. “O juiz não cassou meu registro, isso vai ser decidido via judicial ou consensual e nós aguardamos o [resultado do] recurso em Brasília”, explica.

Segundo Antonelli, o Sindivarejista perdeu a base por não dar atenção ao município e agora tenta reverter o quadro. “Antigamente a base Capivari, Monte Mor e Elias Fausto pertencia a Campinas, e em virtude do sindicato nunca amparar a cidade de Capivari, fundamos o sindicato [Patronal], em 2004. Dois anos depois conseguimos o registro no Ministério do Trabalho. Em 2006 fomos regulamentados. Agora, o Sindivarejista tenta recuperar a base. Parece que acordaram para a vida”, dispara.

Ele informa que a primeira convenção foi realizada em 2005 e teria sido homologada pelo fato de o ministério ter julgado que eles representavam a categoria. “Sempre sentamos para conversar com o sindicato dos empregados, mas nunca chegamos a acordos, porque os empregados pedem o que não condiz com que os empresários podem pagar. Instauramos dissídio e sempre informamos os comerciantes que havia a necessidade do reajuste”, conclui.

Indicador de filmes

Cansado de assistir às mesmas histórias de sempre? Então, acompanhe aqui alguns títulos para você variar um pouco. Divirta-se com alguns clássicos do cinema:

Laranja Mecânica (A Clockwork Orange, Londres, 1971)
Em um tempo futuro, Alex DeLarge (Malcom McDowell) é o líder de uma gangue que realizam todo o tipo de crimes, como matar, roubar, estuprar. Tudo pelo simples prazer de destruir e causar o terror. Violência pela violência. É isso que Alex e sua turma fazem. E essa é uma das formas de violência tratada com maestria pelo diretor Stanley Kubrick (2001 – Uma Odisséia no Espaço, De Olhos Bem Fechados). Atos violentos que retomam atitudes do indivíduo ancestral, quando elas não são reprimidas pela organização social.

Num segundo momento, o protagonista é preso e recebe a “oportunidade” de participar de um projeto experimental do governo que prometia acabar com a violência existente dentro do ser humano. Para deixar as grades, ele aceita voluntariamente. Aí tem início a segunda forma de violência.

O tratamento expõe o jovem a sessões contínuas de cenas de violência explícita e ao fundo a 9ª Sinfonia de Beethoven. Uma verdadeira lavagem cerebral que o faz reagir com náuseas e vômitos a qualquer cena violenta que presencie. Depois disse, Alex se torna uma verdadeira “laranja mecânica”, ou seja, com reações mecânicas diante da vida e sem opinião própria. Depois de ser “curado” ele volta para a sociedade. Então é só assistir para saber como a história termina.

Este é um verdadeiro clássico, quem assistiu uma vez, sempre repete. Ele foi rodado em Londres, em 1970, lançado mundialmente em 1971, mas foi censurado no Brasil durante toda a década de 70. Ele só foi liberado em 1978.
O longa possui 138 minutos, o gênero é ficção científica e ele foi baseado no livro de Anthony Burgess.


Dogville (Dogville, 2003)
A protagonista da história é Grace (Nicole Kidman), uma bela mulher que conduz toda a trama. Nos anos 30, Dogville é uma pequena cidade que fica nas Montanhas Rochosas, onde chega a misteriosa Grace. Fugitiva ela ganha o apoio de Tom Edison (Paul Bettany), que se autointitula porta voz da comunidade.

A moça ganha abrigo, mas apenas por duas semanas, e nesse tempo ela trabalha para eles como um a troca. Depois disso, os moradores definem que haverá uma votação para decidir se ela continua ou não. Grace é aprovada, mas quando o cerco aperta por sua captura, a população vai ampliando suas exigências, com a desculpa de que o risco aumenta.

A partir de então, a protagonista começa a descobrir que bondade naquele vilarejo é algo muito relativo e as pessoas começam a mostrar sua verdadeira face. Mesmo assim, ela possui um grande segredo que pode colocar acabar com toda a cidade.

O longa é o primeiro de uma trilogia dirigida por Lars Von Trier e faz uma crítica ácida à sociedade norte-americana. Ele diz que na verdade as críticas eram para a política americana. A trama usa o estilo brechtiano para construção das cenas e do enredo. E não se assuste: grande parte do cenário são linhas brancas desenhadas no chão. Mas com o desenrolar da história, você começa até a enxergar paredes, em vez de linhas brancas. Seja na forma, ou nos diálogos, a trama é muito provocativa.

O drama foi lançado na França em 2003, possui 177 minutos de duração. A voz do narrador é de John Hurt.

O Iluminado (The Shining, 1980)
Jack Nicholson (Jack Torrance) conduz brilhantemente essa história com muito suspense e terror, baseada num livro de Stephen King. O protagonista é contratado como zelador de um hotel, em baixa temporada, que fica nas montanhas. Ele fica lá isolado apenas com a sua mulher e o filho, que tem uma sensibilidade fora do normal. Durante o período de estadia começa a escrever seu livro.

Diante do isolamento o homem começa a apresentar sérios problemas mentais e se torna cada vez mais agressivo. Ao mesmo tempo, seu filho começa a ter visões de acontecimentos do passado e a enxergar pessoas que viveram no hotel, mas que já morreram.

Cada vez mais o menino se comunica com os mortos. Em alguns momentos, Jack está tão abalado e desnorteado que começa a viver dentro de cenas que só existiram há anos atrás. Convive com esses personagens e já não sabe dividir a realidade das imagens construídas.

O filme mistura os problemas psicológicos causados pelo isolamento com as estranhas aparições. E para saber se tudo é resultado de forças ocultas ou não é preciso assistir ao longa.

Ele é dirigido por Stanley Kubrick e está catalogado como terror. Tem 144 minutos e foi lançado nos EUA, em 1980. Mas procure o filme original com Jack Nicholson, porque a refilmagem realizada em 1997 é definitivamente muito fraca.