terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Escolas acertam os últimos detalhes para o desfile

Há duas semanas do Carnaval, as duas escolas de samba de Capivari, Acadêmicos Turma do Brejo e Grêmio Recreativo e Cultural Escola de Samba Vai com Tudo e mais 10, trabalham para ajustar os últimos detalhes e brilhar na avenida.

Neste ano, diferentemente dos anos anteriores, o desfile não será mais no Centro e sim na Avenida Pio XII, entre as ruas General Osório e Avenida Piratininga, no sentido Capivari – Rafard. A mudança foi uma decisão da comissão para o carnaval 2010.

A Turma do Brejo, munida de três carros alegóricos e aproximadamente 350 integrantes, distribuídos em seis alas, terá como tema: “Futebol e carnaval uma mistura sem igual: o Brejo mostra os países das conquistas mundiais”. Os cinco títulos da Seleção Brasileira de Futebol nas Copas de 1958 na Suécia, 1962 no Chile, 1970 no México, 1994 nos Estados Unidos e 2002 na Coréia e Japão, serão lembrados.

A escola iniciou os ensaios no dia 4 de janeiro e no dia 7 de fevereiro, a partir das 17h, escolherá em um concurso, na sede da escola, no bairro Estação, sua rainha.

O presidente do Brejo, Carlos Pastrello, conhecido como Carlinhos, demonstra preocupação com a mudança do local do desfile. “Nossa preocupação é com a sonorização na avenida. Tanto para os nossos músicos, como para o público que estará acompanhando o desfile. No Centro, havia uma acústica boa. Como mudou o local, estamos na expectativa de saber como será ”, disse Carlinhos, que também falou sobre sua expectativa: “Os ensaios estão bem encaminhados. O samba enredo já está sendo tocado. Os carros estão sendo finalizados. Trabalhamos por seis meses. Agora, a hora que chegar o carnaval temos que colher os frutos”.

Pelo lado azul e branco, cores da Vai com Tudo, o público verá um desfile “líquido”. Com o enredo “Bebo porque é líquido. Se fosse sólido, comê-lo-ia”, a escola falará sobre variados tipos de líquidos, como: água, chá, refrigerante, vodka, uísque, champagne, cachaça, cerveja e vinho. A escola, que começou os ensaios no dia 3 de janeiro, irá à avenida com aproximadamente 250 integrantes, dispostos em cinco alas e mais quatro carros alegóricos. Amanhã (31), a partir das 18h, será escolhida a rainha da escola, em sua sede, no bairro Engenho Velho.

A carnavalesca da Vai com Tudo, Viviane Val, disse acreditar que a mudança do local do desfile será benéfica para a passagem da escola, pois é uma área plana, e para o público que terá uma estrutura mais preparada para recebê-los. “Acho que vai melhorar bastante. Vai deixar o carnaval um pouco mais profissional”, analisou.

Para o presidente Rafael Antonelli Ventura, a escola está no caminho certo para fazer uma grande apresentação. “A expectativa é a melhor possível. Principalmente pelo fato da mudança do local. As coisas estão bem encaminhadas”, disse.

Os desfiles serão realizados nos dias 13 e 15 de fevereiro. De acordo com a prefeitura, equipamentos de som serão instalados durante todo o percurso, além de uma grade de proteção no percurso do desfile e banheiros químicos, inclusive banheiros para atender a pessoas portadoras de necessidades especiais, que estarão disponíveis ao público.

Está prevista uma campanha de prevenção contra Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis (DST), com a montagem de um stand da Secretaria da Saúde e distribuição de folhetos informativos e de preservativos.

Segundo a prefeitura, a segurança será reforçada durante a festa, recebendo o apoio da Guarda Municipal, da Polícia Militar e da Polícia Civil, além da disponibilidade de uma ambulância que estará em plantâo para atender a possíveis emergências durante o evento.

Confira a programação completa da festa, divulgada pela prefeitura:

- Sábado (13) - Desfile das escolas de Samba Vai com Tudo e mais 10 e Turma do Brejo a partir das 21h.

- Domingo (14) - Trio Elétrico com Inocência Banda Show, muito axé e também concurso de dança. Monte o seu grupo e seja destaque no Carnaval 2010. A partir das 18h.

- Segunda-feira (15) - Desfile das escolas de Samba Vai com Tudo e mais 10 e Turma do Brejo a partir das 21h.

- Terça-feira (16) - Trio Elétrico com Inocência Banda Show, muito axé e também concurso de dança. Monte o seu grupo e seja destaque no Carnaval 2010. A partir das 18h.

Casas danificadas pelas enchentes terão linha de crédito especial para reforma

Uma equipe especial da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano(CDHU), está na cidade e até o dia 5 de fevereiro, efetuará o cadastro dos moradores que são proprietários de casas atingidas e danificadas pelas enchentes, para que possam participar de uma linha especial de crédito.

O crédito será fornecido para que os donos de casas danificadas possam recuperá-las. Para participar, os interessados terão que se enquadrar em alguns quesitos básicos iniciais: ser proprietário e residir no imóvel danificado, o imóvel deve ser de utilização estritamente residencial e não comercial, aluguel ou outros fins, a renda familiar deve ser entre 1 e 10 salários mínimos, além dos documentos da residência estarem regularizados junto aos órgãos competentes.

A princípio, será realizado o cadastro das residências e posteriormente um engenheiro da CDHU fará uma vistoria em cada uma das casas, para definir qual o valor dos créditos que serão disponibilizados para cada família.

Os proprietários que desejarem se inscrever devem comparecer na Secretaria da Habitação, rua Padre Fabiano, 1137, Centro, até o dia 5 de fevereiro, portando RG e CPF do casal residente e um comprovante de residência atual.

A CDHU destaca que as casas atingidas pelas enchentes ou chuvas que são financiadas possuem seguro e por isso não podem participar da linha especial de crédito, uma vez que estes proprietários podem solicitar ao seguro dos imóveis a realização dos consertos.