sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Programa premiará 20 curtas-metragens produzidos por jovens envolvidos com projetos sociais

O Ministério da Cultura, no âmbito do Programa Mais Cultura, por meio das Secretarias do Audiovisual (SAv/MinC) e de Articulação Institucional (SAI/MinC), lança neste sábado, 22 de agosto, às 17h30, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, o Programa Nós na Tela, direcionado para produção de filmes voltados para jovens. Estarão presentes no evento o secretário do Audiovisual, Silvio Da-Rin, e o diretor de Programas e Projetos Audiovisuais, Adilson Ruiz.

O edital - que será divulgado até o início de setembro - apoiará a produção de 20 curtas-metragens em vídeo digital sobre o tema Cultura e Transformação Social. O concurso será destinado exclusivamente para jovens entre 17 e 29 anos, das classes C, D ou E, integrantes ou egressos de projetos sociais que desenvolvam atividades de formação para realizar produção audiovisual. O resultado será exibido nas televisões públicas brasileiras em 2010.
Mais Cultura
Nós na Tela é mais uma ação do Programa Mais Cultura voltada para a produção de conteúdos para as TVs públicas e comunitárias com foco na juventude, especialmente de baixa renda. O objetivo é desenvolver conteúdos educativos, culturais e teledramaturgia seriada que retratem, problematizem e apontem perspectivas para o público juvenil.

Além de conteúdos destinados aos jovens, o Mais Cultura busca incorporar a juventude das classes C, D e E no processo de produção e fruição audiovisual, em uma perspectiva de exercício pleno de sua cidadania. O jovem não somente como expectador, mas como produtor cultural a partir do seu olhar e de sua realidade, estimulando a auto-representação audiovisual da juventude das classes C, D e E.

Outro objetivo é criar um circuito nacional de difusão de obras audiovisuais produzidas por jovens das classes C, D e E, envolvendo canais comunitários, TVs públicas, Cines Mais Cultura, Pontos de Cultura e outros espaços.

Mais informações no site mais.cultura.gov.br.
do MinC

Diego espera casa cheia no sábado

O jogo do ano. Assim o meia Diego Souza classificou o duelo deste sábado contra o Internacional, às 18h30 no Palestra Itália."Pelas circunstâncias, vai ser o jogo do ano. Só podemos pensar em vencer. Somamos poucos pontos nas últimas rodadas e sabemos que uma vitória sobre o Inter nos colocaria novamente numa boa condição. Vou conversar com o grupo, pois temos que entrar em campo num ritmo alucinante" disse o jogador.Diego ainda pediu ao torcedor que compareça em peso ao estádio e jogue junto com o time: "O Palestra precisa estar incendiado, como se fosse uma decisão".O camisa 7 Palmeirense ainda falou do mau momento da equipe no Brasileirão; para Diego, o Verão tem condições de manter a liderança: "Vai ser uma pedreira pela frente, mas essa é a hora de darmos um pouco a mais de cada um de nós. Não pode existir espaço para reclamar de cansaço ou desfalques. É uma partida decisiva e vamos fazer de tudo para não largar essas primeiras posições. Está nas nossas mãos" concluiu.

Luizeduardoluiz@palmeirastododia.com

Barueri x Corinthians muda para dia 26 de agosto

A Diretoria de Competições da CBF comunicou que a partida entre Barueri e Corinthians pelo Brasileirão mudou. ela foi transferida de 30 de agosto Às 16h para 26 de agosto Às 21h50. O local, estádio Arena Barueri foi mantido.

da CBF

Corinthians x Santos muda para dia 2 de setembro

A Diretoria de Competições da CBF, atendendo a solicitação da TV, comunica que o jogo Santos x Corinthians, pelo Campeonato Brasileiro da Série A, passou do dia 6 de setembro, às 16 horas, para o dia 2 de setembro, às 21h50.

O local do jogo, Pacaembu, está mantido.

Da CBF

GRAND PRIX 2009: Título pode ser confirmado no aniversário de um ano do ouro olímpico

TÓQUIO, 21.08.09 – Neste DOMINGO (23.08), a inédita conquista da medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim pela seleção brasileira feminina de vôlei completará um ano. No mesmo dia, a equipe poderá comemorar o octacampeonato do Grand Prix, em Tóquio. O Japão será o adversário do Brasil a partir das 7h07 da manhã, com transmissão ao vivo do canal Sportv e flashs na TV Globo. “Se isso acontecer, será uma comemoração dupla”, afirmou o técnico José Roberto Guimarães.

Maior vencedor do Grand Prix, com sete títulos (94/96/98/04/05/06/08), o Brasil poderá assegurar ainda seu quarto título em 2009 – foi campeão da Montreux Volley Masters, na Suíça; da Copa Pan-Americana, nos Estados Unidos; e do Torneio Classificatório para o Mundial 2010, disputado nas cidades mineiras de Contagem e Betim. Também neste DOMINGO (23.08), Mari, eleita melhor jogadora do Grand Prix 2008, completará 26 anos.

Brasileiras e japonesas se enfrentaram na fase classificatória do Grand Prix, em Mokpo, na Coréia do Sul, no último dia 14, e o time comandado por Zé Roberto ganhou por 3 sets a 1. Mari foi a maior pontuadora da partida, com 18 acertos.

* Georgia Infante, de Tóquio (CBV)

Maus tratos contra menores respondem por 38% das violências atendidas pelo SUS

Levantamento da Secretaria de Estado da Saúde aponta que 37,8% dos casos de violência atendidos nos serviços públicos de saúde do Estado de São Paulo referem-se a maus tratos contra crianças e adolescentes menores de 18 anos.
O estudo, que avaliou 3.111 ocorrências de violência notificadas pelos serviços entre janeiro e maio deste ano, também revela que 29,1% das vítimas são menores de 14 anos. As meninas representam a maioria dos atendimentos: cerca de 60% do total. Em 93% dos casos, o agressor da criança é homem. Os tipos de violência contra menores de 14 anos que prevaleceram foi a física, com 33% do total, e a sexual, com 29%, seguidas pela violência psicológica (xingar a criança, por exemplo), com 19%, e a negligência - que ocorre quando a vítima tem algum problema de saúde ligado à falta de cuidado dos responsáveis -, que representou 17% dos casos.Das notificações que informaram quem foi o agressor, 32,2% tiveram como responsável pela violência os amigos ou conhecidos da vítima.
Em outros 23,4% dos casos o agressor foi o pai da criança, e, em 12,9%, um desconhecido. Os padrastos responderam por 10,2% das agressões.“É importante que os serviços de saúde estejam atentos para identificar sinais de maus tratos em crianças, encaminhando-as para tratamento adequado. A intervenção precoce pode minimizar os problemas emocionais e comportamentais dessas vítimas", afirma Vilma Pinheiro, responsável pela Divisão de Acidentes e Violências da Secretaria.

Assessoria de Imprensa Secretaria de Estado da Saúde