terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Ex-dirigente de ensino de Capivari, assume novo cargo em Indaiatuba

A dirigente de Ensino, da Diretoria Regional de Ensino de Capivari, Rita de Cássia Trasferetti, 46, que foi anunciada como nova secretária municipal da Educação de Indaiatuba, no dia 17 de dezembro, assumiu o novo cargo na sexta-feira (8).

Em seu lugar, assumiu, como dirigente da Diretoria de Capivari, a supervisora de ensino Maria do Carmo Lurial. “Existe na Diretoria uma escala de substitutos e, sendo assim, quem ficará no cargo temporariamente é a supervisora de ensino Maria do Carmo Lurial, até que a Coordenadoria de Ensino do Estado nomeie outro dirigente”, explicou Rita de Cássia.

Campaci faz balanço de 2009

Em entrevista publicada sábado (2), no informe oficial da prefeitura, o Transparência Notícias, o Prefeito Luis Donisete Campaci (PMDB), fez uma análise do seu primeiro ano à frente do governo de Capivari. Ao longo da entrevista, falou sobre diversos assuntos que estão diretamente ligados aos interesses da população.

Campaci listou como principais dificuldades encontradas em sua administração os seguintes itens: “Perda de 20 milhões nas receitas em conseqüência da crise financeira, sistemas de gestão desatualizados em mais de 20 anos, servidores desatualizados e desmotivados, falta de água, situação financeira do SAAE, débitos junto ao IPREM, falta de equipamentos, secretarias desestruturadas, dentre outras”, afirmou.

Durante o ano, algumas decisões do governo municipal, como o aumento na tarifa de água e IPTU e a proibição do encontro de motos na praça central, bateram de frente com a opinião de parte da população, que se mostrou indignada.
Campaci, por sua vez, disse ter consciência de que ninguém gosta de pagar mais impostos e que todos gostam de ter os seus interesses atendidos, entretanto, como prefeito, afirmou que precisa ter a maturidade e responsabilidade de pensar, acima de tudo, no coletivo.

“A maioria da população de Capivari me elegeu porque queria uma Capivari diferente e não há uma maneira de fazer diferente se as minhas ações forem iguais aos que me antecederam. Tenho certeza que as pessoas que querem uma Capivari diferente estão dando um voto de confiança a minha pessoa, apoiando os meus projetos, mesmo percebendo que são essas medidas impopulares, que vão fazer de Capivari uma cidade mais desenvolvida e mais justa para a coletividade e não atendendo simplesmente a interesses de alguns em detrimento da maioria”, argumentou.

O prefeito destacou que há um atraso de mais de 20 anos na área de tecnologia na prefeitura. “2010 será um ano de mais formação ao servidor e melhores condições de trabalho, onde investiremos bastante em tecnologia para recuperar o atraso de mais de 20 anos que temos nesta área dentro da Prefeitura Municipal”, previu.

Ao falar sobre educação e avanços na área, foi direto. “Temos agora uma escola Federal em nosso município. Isso trará conseqüências de maior capacitação e mais pessoas empregadas. Ter uma escola federal é realidade em menos de 5% dos municípios brasileiros e isso é motivo de muita comemoração”. Ele citou ainda que foram adquiridos dois novos prédios para instalação de novas escolas, ampliação e reforma da Creche Engelho Velho e Escola Jurema, além de investimentos na aquisição de novos veículos, contratação de novos professores e sinalização das escolas e creches da rede municipal.

Sobre a seca nas torneiras que assombrou parte da população em 2009, disse que o Saae teve melhorias, mas que ainda são insuficientes para afirmar que o problema foi resolvido e lembrou do apoio dos vereadores.
”Agradeço aos vereadores que apoiaram o aumento da tarifa de água que não foi algo agradável de se fazer, mas necessário para conseguirmos iniciar essa tarefa de poder levar água as torneiras das pessoas que tanto sofreram com a falta desse bem essencial à vida.”

A velha esperança dos moradores que esperam por uma casa popular, também foi lembrada. “A expectativa é que a construção das 323 casas inicie no primeiro trimestre de 2010. A partir da ordem de serviço temos 2 anos para terminar”, disse. Campaci destacou ainda a compra de outro terreno, no qual serão construídas mais casas.

O setor da saúde, também, muito criticado pela população, foi visto pelo prefeito com altos e baixos. Ele comentou a falta de médicos no Pronto Socorro, mas exaltou o aumento de mais de 30% do valor que é pago a entidade. Além das campanhas educativas e preventivas, aquisição de novos veículos, aumento no número de exames e cirurgias, novos consultórios dentários e ampliação no horário de atendimento e novas sedes para a Saúde Mental e Caps álcool e drogas.

Durante o ano cursos de costura, garçom, cuidador de idosos, manicure, maquiagem e cabeleireiro, dentre outros, foram oferecidos gratuitamente à população. Campaci afirmou que está buscando oferecer capacitação e empregos aos moradores e acredita estar no caminho certo. Segundo ele, “com o objetivo de valorizar nossa economia, nos regulamentamos as atividades dos ambulantes e desburocratizamos a abertura de empresas”.

Por fim, avaliou 2009 como um bom ano. “Foi um ano bom. Com muitas dificuldades, muito aprendizado e graças a Deus, assim como graças à equipe de secretários e demais servidores conseguimos importantes realizações.”