sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Estudo sobre a importância da espiritualidade e religiosidade no tratamento do HIV/Aids será iniciado

A Coordenação Estadual DST/Aids-SP, em parceira com o Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo iniciará em breve um estudo sobre a "Importância da Espiritualidade e Religiosidade na Adesão ao Tratamento do Paciente Vivendo com HIV/AIDS".
O estudo propiciará melhor entendimento do papel que a religiosidade/espiritualidade exerce na adesão ao tratamento antiretroviral, bem como o impacto sobre a Ansiedade e Depressão. Ao todo 300 pacientes adultos portadores de HIV/aids em tratamento antirretroviral, acompanhados no CRT-DST/Aids, serão convidados a participar da pesquisa.
Estudos internacionais apontam que a depressão entre portadores de HIV/aids está associada com a redução da capacidade do sistema imunológico, progressão da AIDS e a proximidade da morte (Bing et al, 2001). A depressão tem íntima relação com a baixa adesão aos tratamentos (Litwinczuk e Groh, 2007). Em geral, a religiosidade pode ser considerada um meio de enfrentamento (coping) positivo em relação à doenças, inclusive entre os pacientes com HIV/aids (Tarakeshwar, 2006).
A avaliação será feita por meio de aplicação de questionário com informações gerais sobre o paciente e sua doença, complementados com informações de seu prontuário, questionário auto-aplicável sobre sua adesão ao tratamento, avaliação de religiosidade será avaliada por dois questionários (Escala de Freqüência de Práticas Religiosas Privadas e Sociais, e Escala de Motivação Religiosa Intrínseca/Extrínseca), escala de Ansiedade e Depressão Hospitalar, questionário de avaliação do nível de compreensão do paciente (Escala Mini-Mental), escrita de uma frase e a cópia de um desenho.
Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

11/09: uma imagem

Esta sexta-feira (11) foi marcada por homenagens em diversos estados dos EUA em memória às vítimas dos ataques de 11 de setembro de 2001 ao World Trade Center. Abaixo segue uma imagem muito simbólica dessa tragédia: um pedaço de aço retirado do meio dos destroços.
A foto é de Justin M. Bowen, do site do jornal Las Vegas Sun.