sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Estudo sobre a importância da espiritualidade e religiosidade no tratamento do HIV/Aids será iniciado

A Coordenação Estadual DST/Aids-SP, em parceira com o Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo iniciará em breve um estudo sobre a "Importância da Espiritualidade e Religiosidade na Adesão ao Tratamento do Paciente Vivendo com HIV/AIDS".
O estudo propiciará melhor entendimento do papel que a religiosidade/espiritualidade exerce na adesão ao tratamento antiretroviral, bem como o impacto sobre a Ansiedade e Depressão. Ao todo 300 pacientes adultos portadores de HIV/aids em tratamento antirretroviral, acompanhados no CRT-DST/Aids, serão convidados a participar da pesquisa.
Estudos internacionais apontam que a depressão entre portadores de HIV/aids está associada com a redução da capacidade do sistema imunológico, progressão da AIDS e a proximidade da morte (Bing et al, 2001). A depressão tem íntima relação com a baixa adesão aos tratamentos (Litwinczuk e Groh, 2007). Em geral, a religiosidade pode ser considerada um meio de enfrentamento (coping) positivo em relação à doenças, inclusive entre os pacientes com HIV/aids (Tarakeshwar, 2006).
A avaliação será feita por meio de aplicação de questionário com informações gerais sobre o paciente e sua doença, complementados com informações de seu prontuário, questionário auto-aplicável sobre sua adesão ao tratamento, avaliação de religiosidade será avaliada por dois questionários (Escala de Freqüência de Práticas Religiosas Privadas e Sociais, e Escala de Motivação Religiosa Intrínseca/Extrínseca), escala de Ansiedade e Depressão Hospitalar, questionário de avaliação do nível de compreensão do paciente (Escala Mini-Mental), escrita de uma frase e a cópia de um desenho.
Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

Um comentário:

  1. adiana e jehoval vc esta de parabem adore tudo q vc passou para nois pois sem vc nao tetia conhecido a historia de tarcila pois pode se comcidera uma vemcedora


    bjs de sua aluna jordana amooo muito vc


    8 ano c

    17 de Setembro de 2009 21:12

    ResponderExcluir