quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Apagão atingiu várias partes do país; Itaipu diz que blecaute não começou na usina




Um apagão que ocorreu a partir das 22h13 da noite de ontem (10), atingiu pelo menos 10 estados e a região mais afetada foi a Sudeste. Os estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo ficaram totalmente sem luz.

A energia elétrica começou a voltar por volta das 3h30 e a situação só foi normalizada às 6h, quando a usina de Itaipu voltou a funcionar normalmente. O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, chegou a explicar na noite de ontem, que Itaipu teria desligado por completo devido a uma linha de transmissão que teria caido e acabou derrubando outras.

Hoje (11), a Itaipu Binacional informou que o problema não se originou na usina e que o sistema Paraguaio também foi afetado por "efeito dominó". "A causa do blecaute não teve origem na usina de Itaipu. A hipótese mais provável é que tenha havido algum acidente que afetou um ou mais pontos do sistema de transmissão, inclusive o de Furnas, responsável por levar a energia de Itaipu para o Sul e Sudeste, acidente este que provocou outros, fenômeno que se costuma chamar de efeito dominó", diz a nota.

Rodízio na capital
Apesar de a situação já ter se normalizado a CET (Companhia de Engenharia e Tráfego) determinou a suspensão do rodízio, na capital paulista, apenas durante o período da manhã. Nesse horário ficam liberados, assim, a circulação das placas finais 5 e 6.

Mesmo assim, a companhia informou que todos os serviços estão normalizados. As linhas do metrô também funcionam normalmente, há no entanto atrasos em algumas delas.


Confira a nota mais recente divulgada hoje por Itaipu (7h40)

11/11/2009
Itaipu volta a operar em condições normais

A Itaipu Binacional informa que voltou a operar em condições de normalidade na manhã desta quarta-feira (11), a partir das 6 horas, horário brasileiro.

Neste momento, 18 unidades geradoras estão em funcionamento: 9 unidades geradoras de 60 Hz e 9 unidades geradoras de 50 Hz.

A produção total é de 10.450 MW. Destes, 9.800 MW são destinados para atender o sistema integrado brasileiro e 650 MW para atender o Paraguai.

A totalidade da produção das máquinas de 60 Hz – de 5.300 MW – abastece o Sistema de Transmissão de Furnas. E do total de produção das máquinas de 50 Hz, 4.500 MW atendem o Sistema de Transmissão de Furnas e 650 MW vão para o Sistema de Transmissão da Ande – Administración Nacional de Eletricidad, do Paraguai.

Uma unidade geradora de 60 Hz está em manutenção programada e outra de 50 Hz em “stand by”.

Itaipu ainda não tem informações sobre o que teria provocado o blecaute. A empresa vai colaborar na investigação das suas causas.


Veja nota em que Itaipu diz que problema não se originou na usina


Causa do blecaute não teve origem em Itaipu

Às 22h13 do dia 11 de novembro de 2009 uma pane no sistema elétrico interligado brasileiro provocou um blecaute em vários estados da região Sudeste e Centro-Oeste.

Por efeito dominó, inclusive o sistema paraguaio teve o fornecimento de energia interrompido.

A causa do blecaute não teve origem na usina de Itaipu. A hipótese mais provável é que tenha havido algum acidente que afetou um ou mais pontos do sistema de transmissão, inclusive o de Furnas, responsável por levar a energia de Itaipu para o Sul e Sudeste, acidente este que provocou outros, fenômeno que se costuma chamar de efeito dominó.

Imediatamente após o blecaute, a usina de Itaipu estava com suas máquinas ligadas, girando no vazio, porém, sem possibilidade de transmitir energia, pois as linhas de transmissão que conectam Itaipu ao sistema brasileiro estavam desligadas.

Em 15 minutos, o sistema paraguaio já estava sendo suprido por Itaipu, o que reforça o fato de que a causa do defeito foi externa à usina.

Itaipu, à 1h do dia 11 de novembro de 2009, aguarda o restabelecimento do sistema interligado para dar início ao fornecimento de energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário