sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Esquadrilha da Fumaça se apresenta dia 9 de dezembro






por Isabella Haddad



A Prefeitura Municipal de Indaiatuba promove no dia 9 de dezembro, aniversário da cidade, a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, da Força Aérea Brasileira, às 16h30, em frente ao prédio da Prefeitura. Será um dos eventos comemorativos aos 179 anos do município e terá o apoio do Indaiatuba Clube.

A apresentação ocorrerá devido a um pedido do secretário de Esportes, Maurício Baroni, ao indaiatubano Coronel Rogério Mendes, da Academia da Força Aérea, em encontro no Indaiatuba Clube. Para formalizar o pedido, Baroni enviou um ofício à Academia, que então autorizou a presença da Esquadrilha da Fumaça em Indaiatuba.

Esquadrilha da Fumaça
A demonstração da Esquadrilha da Fumaça é realizada com sete aeronaves. Na entrada inicial estarão os sete aviões. Depois, eles se separarão para uma seqüência contínua de manobras, em formação de dois, de quatro e em solo.

O “Quatrilho”, formado pelos aviões Fumaças 1, 2, 3 e 4, executa acrobacias que exigem coordenação e técnica. Os Fumaças 5 e 6 distinguem-se por fazerem manobras com impacto visual, como cruzamentos próximos e loopings. O “Solo”, feito pelo Fumaça 7, realiza manobras caracterizadas pela técnica e precisão. O Fumaça 1 é o grande coordenador da apresentação. Além de liderar todo o time na entrada inicial, e o “Quatrilho”, em suas manobras específicas, realiza ainda acrobacias tradicionais da Esquadrilha, como looping em leque e coração.


Histórico
A Esquadrilha foi criada por instrutores de voo da antiga Escola de Aeronáutica, situada no Rio de Janeiro. Em seus horários livres, os pilotos treinavam acrobacias em grupo com o intuito de incentivar os cadetes a confiarem em suas aptidões e na segurança das aeronaves.

Em 14 de maio de 1952, uma comitiva estrangeira em visita à Escola pode apreciar a primeira demonstração oficial do grupo. Após algumas apresentações, percebeu-se a necessidade de proporcionar ao público uma melhor visualização das manobras executadas. Com isso, em 1953, acrescentou-se a aeronave utilizada na época, o NA T-6, um tanque de óleo exclusivo para a produção de fumaça. Com o tempo, as aeronaves e as acrobacias mudaram, mas a essência da Esquadrilha mantém preservado o espírito de arrojo e determinação do grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário