segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Reduzindo despesas

Marcus Vinicius Pereira


Há momentos em que nos vemos com a necessidade de “apertar o cinto”, e é justo nessas horas que percebemos a dificuldade de controlar certos impulsos e gastos no nosso dia-a-dia. Por isso elaborei algumas dicas importantes para a hora em que é preciso fazer o seu dinheiro durar mais. Considerando que cada um de nós tem estilos e ritmos diferentes de vida, escolha apenas aquelas dicas que se apliquem a você, pois apesar do esforço ser necessário, ninguém precisa fazer sacrifícios impossíveis para economizar.
DICAS GERAIS: se achar um item de necessidade constante em oferta ou por um preço excelente e tem local para estocar o produto, compre uma boa quantidade. Procure ofertas em liquidações de lojas e lojas de fábrica. Evite compras por impulso (não planejadas). Evite parcelamentos longos, preferindo descontos à vista ou poucas parcelas. Antecipe necessidades de datas temáticas, como Natal, Dia das Mães, etc, e compre na baixa dos preços.
ROUPAS: compre roupas que possam ser usadas em diversas ocasiões. Evite trocar todo o guarda-roupa de uma vez: além de concentrar seus gastos desnecessariamente no mês, você provavelmente vai desgastar todas as peças ao mesmo tempo.
COMIDA: não faça compras quando estiver doente, com fome, deprimido ou aborrecido. Evite levar crianças às compras com você: boa parte de itens supérfluos vem delas.
ENTRETENIMENTO: jornais sempre anunciam eventos gratuitos, como shows, filmes e peças. Alugar filmes custa quase 50% menos do que vê-los no cinema.
TELEFONE: examine mensalmente sua conta de telefone para detectar possíveis erros na cobrança, que são mais comuns do que parece. Evite fazer a primeira ligação para celular. Tente localizar a pessoa em um telefone fixo e deixe recado, usando o celular apenas para urgências.
CARRO: fique sempre alerta ao consumo de combustível para antecipar problemas. Se o carro puder ser substituído por transporte público ou uma caminhada, faça-o. Lembre-se de nossa primeira dica, em nossa primeira coluna: cada centavo faz a diferença.


Marcus Vinicius Pereira é consultor empresarial e financeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário