Levantamentos da Diretoria de Saúde de Rafard indicam que 541 pessoas que moram na área rural já foram vacinadas contra febre amarela. O número corresponde a 51,7% da população da área rural. A campanha é mais intensa nesta área, devido à presença de macacos, bugios e outros animais.
Segundo o diretor de saúde de Rafard, Isaac Resende Feres, nenhum transmissor do vírus foi encontrado e por esse motivo, a vacinação só acontecerá, momentaneamente, na área rural. “Em dados do Ministério da Saúde, em nossa região não foi encontrado nenhum mosquito transmissor, nem macacos contaminados, portanto, a vacina somente está sendo aplicada nas zonas consideradas de risco”, disse.
Para os moradores da área urbana, Resende destaca que há exceções para pessoas que viajaram para zonas endêmicas como: Nordeste, Norte de Minas Gerais, Mato Grosso, que passaram férias em fazendas e zona rural e para aqueles que já tomaram uma dose há dez anos. As pessoas que se encaixam em uma ou mais dessas descrições, a orientação de Resende é que podem procurar o Espaço Pediátrico “Raul Canavesi Morato”, na Avenida José Soares de Faria de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 16h.
De acordo com o diretor, quando o Ministério da Saúde e Secretaria do Estado da Saúde determinar, a vacinação se estenderá para a área urbana e a população será comunicada com antecedência.
Resende ressalta a importância da vacinação: “Nossa campanha é permanente. O que nós estamos fazendo hoje é remodelar o alerta para a importância da vacinação, principalmente para pessoas que vão viajar nesta época do ano”. Na área rural, não há data prevista para o encerramento da campanha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário