Depois de Capivari enfrentar três enchentes em menos de um mês, foram confirmados os dois primeiros casos de leptospirose em moradores que tiveram contato com a água que invadiu ruas e casas.
A confirmação foi feita, na terça-feira (12), após a cidade receber o resultado dos exames realizados pelo Instituto Adolf Lutz. As vítimas são um homem de 30 anos, morador do bairro Padovani, e um jovem de 17 anos, que mora no Residencial Santa Rita e ajudou a socorrer moradores da Vila Balan.
Segundo informações da assessoria de imprensa da prefeitura todos os casos, suspeitos e confirmados, são de pessoas que tiveram contato com a água das enchentes, mas que não estão alojados em abrigos oferecidos pela prefeitura.
Outros três exames foram encaminhados ao instituto. Destes, o exame de um morador da Vila Balan obteve resultado negativo e os outros dois, de moradores do Moreto, aguardam o resultado.
De acordo com a prefeitura, a equipe de saúde tem dado orientação e feito visitas constantes aos abrigos e locais afetados e a indicação é que as pessoas que apresentarem febre, dores pelo corpo, dor de cabeça, vômito, alteração na urina e/ou icterícia devem procurar atendimento médico.
A leptospirose é transmitida pela bactéria Leptospira, presente na urina do rato. Em épocas de chuva, a água pode invadir e alagar as tocas e esconderijos desses roedores, misturando a urina com a água.
Nenhum comentário:
Postar um comentário