sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Prefeitura de Capivari suspende compra e utilização de carne fornecida por empresa sob investigação


O prefeito de Capivari, Luis Donisete Campaci determinou, por medida preventiva, a partir do dia 30 de outubro, a suspensão de consumo e compra de carnes da empresa vencedora de licitação G.S Comercial de Alimentos do Brasil Limitadas que oferecia carnes para merenda escolar no município.

A decisão foi tomada na tarde de sexta-feira, 30, logo após o prefeito tomar conhecimento de que esta empresa estaria sendo investigada pela Polícia Civil de São Paulo por suspeitas de oferecer produtos com a data de validade vencida. A notícia de que o frigorífico fornecia para mais de 15 municípios do Estado de São Paulo e para 04 de Minas Gerais e que foi fechado pela polícia de São Paulo foi amplamente divulgada por veículos de comunicação em nível nacional na manhã desta sexta-feira, 30.

Em reunião realizada com o Secretario da Saúde Ermeson Guimarães de Oliveira, com a Secretária da Educação, Valéria Stefanini Colaneri, com a nutricionista e diretora da Merenda Escolar de Capivari Elaine Soraggi, com diretoria da Vigilância Sanitária e Procuradoria Municipal, ainda na sexta-feira, Campaci solicitou que a medida de segurança não prejudicasse o cardápio das escolas.

“Assim que tomei conhecimento determinei que toda que qualquer compra desse grupo de empresa fosse suspensa imediatamente. Também decidimos por não oferecer o produto previamente adquirido. Outra decisão após consulta jurídica é de que faremos uma aquisição emergencial com outra empresa para os próximos dias para que o cardápio de alimentação de nossas crianças não seja prejudicado”, disse.

Após a denúncia veiculada em nível nacional, a Vigilância Sanitária de Capivari também já entrou em ação e colheu amostras do produto para serem enviadas ao instituto Adolf Lutz para análise. Se for constatado qualquer problema com a qualidade dessa carne esse estoque que daria para 3 dias de consumo, será incinerado.

“É importante registrarmos que a Divisão de Vigilância Epidemiológica faz monitoramento semanal dos casos de doenças transmitidas por alimentos em todos os serviços de saúde do município e que não há nenhuma anormalidade desde o início do ano”, afirmou o Secretário de Saúde Ermeson Guimarães de Oliveira.

A Nutricionista e Diretora da Merenda em Capivari, Elaine Aparecida Soraggi também reafirmou que esta decisão do município em suspender o consumo trata-se de uma medida preventiva e que o produto recebido pela merenda em Capivari não apresentou qualquer tipo de problema quanto ao seu aspecto, coloração ou odor.

O prazo previsto para que o Instituto Adolfo Lutz encaminhe um laudo para o muncípio sobre a qualidade da carne é de cerca de 30 dias.


Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Capivari

Nenhum comentário:

Postar um comentário