sexta-feira, 30 de outubro de 2009

1ª Conferência Intermunicipal de Comunicação será realizada no dia 13


Rafard, Capivari e Mombuca realizam no dia 13 de novembro, a 1ª Conferência Intermunicipal de Comunicação (Confecom). O prefeito Márcio Minamioka fará a abertura solene do evento, que acontecerá a partir das 19h do dia 13, no auditório do Centro Cultural “Júlio Henrique Raffard”. Na seqüência, um jornalista da cidade de Campinas falará sobre “Comunicação: meios para construção de direitos e de cidadania na era digital”.

A Confecom tem por objetivo debater o papel da comunicação existente hoje no País, e está inserida em uma proposta, lançada pelo Governo Federal, de discussão nacional sobre o assunto com o tema “Comunicação: meios para construção de direitos e de cidadania na era digital”.
Com base no tema nacional, a comissão organizadora esteve reunida para acertar os detalhes finais na sala da Comunicação de Rafard nesta segunda-feira, dia 26 -, definindo como eixos temáticos da discussão local: Marcos Regulatórios; Controle Social e Público; Novas Tecnologias; Comunicação Municipal e Comunicação Popular. Estes assuntos serão debatidos na sexta-feira, dia 13/11, das 19h às 21h30. A participação é aberta a toda população, que é tripartite, composta por representantes da sociedade civil, da iniciativa privada e do poder público.

Conferências semelhantes estão sendo realizadas em municípios de todo o País com o objetivo de debater a comunicação e de escolher representantes para as conferências estaduais, que elegerão os delegados para a Conferência Nacional, marcada para acontecer em Brasília de 14 a 17 de dezembro.

Porque a Confecom é importante?
Como debatido pelos assessores de comunicação, Paula Bragalda e Matheus Barratella (Rafard), Cláudia Armelin Quagliato (Capivari) e Ivanete Cardoso (Mombuca), e pelo designer gráfico Igor Raphaellí, a Confecom tem como objetivo trazer o reconhecimento da comunicação como direito humano. “A importância da comunicação nos dias de hoje faz com que esta seja uma plataforma de luta de todo o movimento social. O cidadão tem o direito de opinar sobre o conteúdo transmitido, os artigos da Constituição Federal que tratam de comunicação precisam de regulação”, explicam os assessores.

Entre os temas que já foram levantados pela comissão pró-conferência municipal como possíveis pautas estão à inclusão digital e o acesso à banda larga, a municipalização das outorgas de rádios comunitárias, a distribuição de verbas para veículos comunitários e alternativos, a entrada da comunicação como metodologia nas escolas públicas, o fomento ao empreendedorismo.
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Rafard

Nenhum comentário:

Postar um comentário