quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Voluntários contribuem com atingidos pelas enchentes


Á água que inundou centenas de casas já baixou, mas os trabalhos ainda só estão começando. Para os tiveram que recomeçar do zero, a solidariedade de diversas pessoas tem sido uma grande aliada.


Além das doações dos moradores de Capivari, muitas contribuições têm chegado de diversas cidades do estado.


O construtor Valdenor Gonçalves, 57, que mora em Americana, comprou e doou produtos de limpeza, além de trazer as roupas e calçados que foram enviados pela sua irmã.


Oliveira ressalta a importância de ajudar o próximo e diz: “Hoje são eles, amanhã não sei quem será. Então, se alguém precisou, podendo, temos que ajudar”.Para auxiliar as vítimas, foi criada uma Central de Doações que fica na Rua XV de Novembro, 619 ao lado da Prefeitura Municipal. Na Casa da Cultura, as doações também estão sendo recebidas.


Algumas pessoas estão trabalhando como voluntárias. É o caso da funcionária pública, Cleusa Helena Barbosa, 43, que está de férias, mas ao invés de descansar, está ocupando seu tempo livre ajudando como voluntária. Ela conta que, na semana passada, trabalhou em Rafard, como cozinheira, auxiliando as pessoas afetadas e nesta semana, começou a ajudar em Capivari.


“É muito bom poder ajudar de alguma forma, mesmo nas férias. Deus tem um propósito pra tudo”, disse.Segundo o voluntário Gabriel Vera Ferreira, 20, a maior necessidade agora é de doações de colchões, móveis e materiais de limpeza. Ele diz que se sente bastante gratificado por ajudar e comenta: “Não faço isso pra ajudar a prefeitura. Faço para ajudar o pessoal que está trabalhando e aqueles que estão precisando”.


A aposentada Ana Alves Gerônimo, 64, conhecida como Lita, que está ajudando desde a primeira enchente de dezembro, vem coordenando o recebimento de doações e faz um apelo aos moradores. “Que toda a população se mobilize e venha nos ajudar. Precisamos de voluntários para separar as roupas. Todos serão bem vindos. Crianças, adultos e idosos. Não precisam ficar o dia todo, só algumas horas.”De acordo com Lita, de segunda a sexta, em média 25 voluntários tem comparecido e no último final de semana, aproximadamente 50 ajudaram, mas o número não é o suficiente, pois ainda há muito trabalho a ser feito.


Para explicar a importância de ajudar o próximo ela comenta: “A compaixão faz isto. Quando você se põe no lugar do outro, as pessoas vêm para ajudar”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário