terça-feira, 22 de setembro de 2009

Economia Doméstica

Planejamento Financeiro


Marcus Vinicius Pereira


Quando temos o controle dos gastos mensais, conseguimos colocar em prática um plano de aplicar todos os meses parte da renda. No futuro, podemos contar com um capital suficiente para a realização de algum sonho.
Somente a partir de um orçamento bem administrado e com conhecimento dos produtos de investimentos e de crédito, é possível estabelecer um planejamento financeiro. É fundamental que os objetivos definidos reflitam os seus valores e necessidades, e não apenas desejos desenfreados de consumo.
Por exemplo: custear a mensalidade da universidade, realizar a viagem dos sonhos, comprar um carro, adquirir um imóvel, ter um padrão de vida no futuro, etc. Pois bem, ainda devemos estipular qual é o prazo necessário para alcançar tal objetivo e definir o montante de recursos financeiros poupados para atingir o tal objetivo. Se for de longo prazo, podemos diversificar o investimento com a renda variável, o que poderá proporcionar maior retorno. Comece agora mesmo a dar vida ao seu sonho. Quer saber como?
Na próxima semana, vamos dar dicas de como acumular uma reserva para a realização de um sonho. Boa semana.
____________________
Marcus Vinicius Pereira é consultor empresarial e financeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário