quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Rodrigues de Abreu









Jehoval Junior




Filho de Narciso Rodrigues de Abreu e de Leonor Rodrigues da Silva o poeta nasceu na fazenda “Picadão” em Capivari. Com sete anos de idade Rodrigues de Abreu transferiu-se para Piracicaba com a família onde seu pai passou a trabalhar como operário na Ituana.
Em Piracicaba fez seus primeiros estudos no Colégio Sagrado Coração de Jesus, mudando-se anos depois para São Paulo com seus familiares.

Em São Paulo trabalhou como ajudante de farmácia com 12 anos cuidando da limpeza e da entrega de vidros de remédios. Com o firme propósito de continuar seus estudos mudou-se para Lorena a fim de entrar no Seminário transferindo-se para Minas Gerais para seguir vocação religiosa.

Seu contato com a poesia se deu no colégio onde aprendeu com os grandes mestres a essência da literatura da qual nunca mais abandonou. Quanto sua vocação religiosa percebeu que estava distante de seus anseios pessoais e em maio de 1918 decidiu retornar a Capivari.
Na sua cidade natal começou a trabalhar na Caixa de Crédito Agrícola e é justamente deste período que seus versos começaram a aparecer nos jornais de circulação local.

O jovem Rodrigues de Abreu foi sem dúvida importante para a vida cultural e esportiva da cidade. Com tão pouca idade e em pouco tempo conseguiu contribuir com sua terra tornando-se influente e querido por todos. Além de escritor, foi um dos fundadores e primeiro presidente do Capivariano Futebol Clube, sendo também centro-avante e autor do hino oficial do clube.
Em 1921 partiu novamente para São Paulo para trabalhar por intermédio do amigo Amadeu Amaral na famosa revista “A Cigarra” retornando a tranqüilidade capivariana por não acostumar-se com a cidade grande.

Em 1924 manifestaram no poeta os primeiros sinais da tuberculose e esse período marcou sua última vinda a cidade de Capivari. Entre 1924 a 1927 fez inúmeras viagens em busca de recuperar-se vindo a falecer dia 24 de novembro de 1927, com 30 anos em Bauru, cidade que viveu sendo reconhecido como grande personalidade literária e humana. Até hoje é lembrado tanto em Capivari quanto em Bauru deixando sua obra como testemunho e patrimônio da Literatura Brasileira.

______________

Jehoval Junior é professor, pesquisador e jornalista, autor de diversos trabalhos sobre a história local além de pesquisador de “Tarsila em Revista”, “Capivari: Terra, Esperança e Paixão”, “Santo Expedito: O Guerreiro da Luz” e “Tarsila Eterna”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário