terça-feira, 15 de setembro de 2009

Deputados aprovam Dia da Mamografia

A Comissão de Saúde e Higiene da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou o projeto 32/2009, do deputado Luiz Carlos Gondim (PPS), que institui 5 de fevereiro como o Dia Estadual da Mamografia. Esta data foi escolhida por ser o dia de Santa Ágata, protetora das mamas e padroeira dos mastologistas (especialidade médica que se dedica ao estudo das glândulas mamárias).

Para o autor do projeto, os Mutirões de Mamografia poderão ser desenvolvidos com eficácia pela Secretaria de Estado da Saúde, em parcerias com o Ministério da Saúde e Prefeituras, com o objetivo de amplo desenvolvimento dessa ação de prevenção e conscientização.

Em sua justificativa Gondim cita que o câncer de mama é também a doença que mais mata as brasileiras. O tratamento só é eficaz se o câncer for descoberto no início. O exame que detecta o problema é a mamografia, por isso a importância de desenvolver a realização de mutirões de mamografia, como também campanhas de prevenção e divulgação do diagnóstico precoce. "Com o Dia Estadual da Mamografia passando ser lei, fica mais explicita a importância para a população feminina da realização de mamografia.

Com AI da Alesp

Nenhum comentário:

Postar um comentário