segunda-feira, 20 de julho de 2009

da Folha de S.Paulo: Prédio concluído em 2007 nunca teve aulas

Leia trecho da reportagem "MEC pagou por escolas que ficaram no papel" publicada, hoje, na Folha de S.Paulo, que fala de Capivari:


Extraído do jornal impresso. Matéria de Maurício Simionato, pulbicada na Folha desta segunda-feira (20).


Um prédio de uma instituição privada construído com verbas do governo federal e concluído em 2007 para ser um centro educacional técnico está abandonado na periferia de Capivari (135km de SP).

As obras e a aquisição de equipamentos consumiram R$ 3,1 milhões, de 2001 a 2007. Mas hoje, cercado por mato, nenhum estudante conseguiria entrar no prédio: o portão está trancado com o cadeado.

No interior, há salas com carteiras, televisões, aparelhos de DVDs, telefones e bebedouros. O prédio tem ainda elevador, banheiros e uma biblioteca sem livros. No entanto, partes do teto e das paredes já apresentam sinais de inflitração.

O local foi construído para abrigar o Cadecap (Centro de Aprendizagem e Desenvolvimento Cenecista de Capivari) cuja mantenedora é a Cnec (Campanha Nacional de Escolas da Comunidade) - instituição de direito privado constituída sob a forma de associação civil sem fins lucrativos.

Pelo contrato com o MEC, o centro teria de oferecer gratuitamente metade das vagas dos cursos técnicos. Pelo acordo, seriam 46 cursos de formação inicial e continuada e seis de nível técnico, com 3.840 e 1.400 matrículas, respectivamente.

O projeto do Cadecap, em seu site, exibe a ormação em cinco áreas: agropecuária, comércio, informática, lazer e desenvolvimento social e saúde.

Disputa
A responsabilidade pela não utilização do centro virou um jogo de empurra-empurra.

A diretora da Cnec de Capivari, Ana Maria REginato, atribuiu o problema à falta de infraestrutura na área externa do Cadecap: "Não tem como levar estudantes para aquele local. (...) Até hoje, a prefeitura não fez rede de esgoto e a de água só foi instalada no fim de 2008.

Os diretores nacional e estadual da Cnec estiveram na cidade há um mês e disseram que o campus não funciona por falta de água e esgoto - que teriam sido promessas do ex-prefeito Carlos Borsari (PDT).

Borsari negou: "A Cnec nãot eve competência para concluir as obras e tenta agora respnsabilizar a prefeitura".

Já o atual prefeito, Luís Donisete Campaci (PMDB), que foi diretor da Cnec de Capivari até março de 2006 e quem assinou o convÊnio com o governo federal, disse que obras externas foram iniciadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário