quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Prefeitura faz parceria com Fiec em busca de qualificação profissional


O objetivo é fornecer cursos técnicos aos profissionais eliasfaustenses, atendendo a demanda de mercado

Na segunda-feira (18), o prefeito de Elias Fausto, Cyro da Silva Maia (PT) recebeu a visita do superintendente da Fiec (Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura), João Neto, e do prefeito de Indaiatuba, Reinaldo Nogueira (PDT), a fim de que a parceria entre as entidades fosse formalizada. A finalidade do encontro foi assinar o convênio de prestação de serviços técnicos profissionalizantes no município de Elias Fausto.Para saber de forma minuciosa a demanda de mercado do município, que determinará os cursos que serão oferecidos, a fundação educacional realizará o 1º censo industrial da cidade, o qual tanto os empresários do setor, como os do comércio e serviços, preencherão um questionário de 12 páginas que demonstrará a defasagem de mão de obra no município.

Segundo o coordenador da pesquisa e diretor de integração da Fiec, Marco Antonio Secco, a estimativa é que todas as informações sejam recolhidas e compiladas em um mês, a contar da assinatura do convênio, e posteriormente, os cursos poderão ser oferecidos. “Só teremos noção da necessidade do município depois que tivermos com estas informações em mãos. Saberemos a expectativa de demanda do mercado e supriremos essa defasagem com a profissionalização dos alunos”, explica Secco.

O coordenador de Educação de Elias Fausto, Mário César Franco, comenta que a negociação teve início em agosto do ano passado, sendo que as aulas serão oferecidas na escola Lupércio Guedes Pinto, a qual existem 11 salas disponíveis. “A expectativa é que os cursos tenham início em março, sendo que essa profissionalização contribuirá com o desenvolvimento de Elias Fausto”.

O prefeito da cidade, Cyro Maia (PT), afirmou que a expectativa é que sejam montados dos cursos de 40 alunos, sendo que o custo ao município incorrerá em R$ 16 mil por mês. “Meu sonho era exatamente fazer isso, aplicar uma pesquisa para saber o que a indústria precisa”.

Segundo o superintendente da Fiec, João Neto, o convênio ajudará muito a população de Elias Fausto que sempre procurou a instituição para se qualificar. “Somente no último vestibular tivemos 60 inscritos de Elias Fausto”.O prefeito de Indaiatuba, Reinaldo Nogueira (PDT) reitera o posicionamento de Neto e afirma acreditar que esta é a primeira de muitas parcerias que ocorrerão entre as prefeituras de Indaiatuba e Elias Fausto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário