quinta-feira, 16 de julho de 2009

Cadastramento para doação de medula óssea acontece no final de semana

O Capítulo Ordem e Progresso da Ordem Demolay e o Hospital de Câncer de Barretos realizam entre amanhã (17) e sábado (18) a Campanha de Cadastramento para Doação de Medula Óssea.
Na sexta-feira, as equipes visitam as empresas a partir das 8h e no dia seguinte elas estarão em diversos pontos da cidade.

Postos de doações
A partir das 8h
Praça Central
Postos de Saúde dos bairros São João, Castelani e Padovani
Pátio do Supermercado Covabra
Salão de festas do bairro Vila Fátima

Cadastro
Podem se cadastrar pessoas com idade entre 18 e 55 aos, que não possuam problemas de saúde. Delas será coletado 10 ml de sangue e a amostra ficará registrada no Redome (Registro Nacional dos Doadores de Medula Óssea). Sempre que surgir um paciente compatível, o doador ser acionado.

Doação
Depois de constatada a compatibilidade, a medula pode ser doada de duas formas:
1) Por punção direta – em 40 minutos a medula é retirada da bacia do doador, em quantidade equivalente a uma bolsa de sangue;

2) Coleta nas veias – o doador recebe medicamentos que estimulam a proliferação e migração de células da medula para a corrente sanguínea, de onde são coletadas posteriormente. Este procedimento leva cerca de quatro horas.


A decisão por uma ou outra forma depende de cada caso, mas, de acordo com os organizadores, as duas são seguras e o doador volta às suas atividades normais depois de um dia.
A Campanha tem o apoio das Prefeituras de Capivari, Rafard e Elias Fausto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário